Atsuo Nakagawa e Acervo Circular lançam “Monstro Circular”

6 outubro, 2017 às 13:51  |  por Marianna Camargo
Foto: Heloise Imaguire/Acervo Circular

Fachada do Acervo Circular (Cristian Sapo, em frente à porta, e Atsuo Nakagawa, no telhado). Foto: Heloise Imaguire/Acervo Circular

 

Neste domingo, dia 8 de outubro, às 15 horas, acontece a abertura da exposição “Monstro Circular”. As obras foram feitas em parceria entre o artista e grafiteiro japonês Atsuo Nakagawa e os donos do “Acervo Circular” Heloise Imaguire e Cristian Sapo. O espaço é um ateliê colaborativo urbano, idealizado e criado por Cristian e Heloise, que envolve criação, desenvolvimento e produção em costura, artes e carpintaria.

O projeto traz uma visão sustentável da arte e o traço nipônico forte em personagens efêmeros, como monstros, dragões, gatos e a caveira da bandeira dos últimos espadachins do Japão, os Shinsengumi, o maior e mais forte grupo da história japonesa que tinham a missão de defender Kyoto e foram derrotados pelas armas de fogo modernas, desaparecendo na história. A exposição apresenta o resultado da fusão de mentes lúdico-criativas que se direcionam ao simples reaproveitado. Materiais descartados, abandonados ou achados em cantos de gavetas são ressignificados e adquirem novos valores.

 

Obra "Santa Sapo". Foto Heloise Imaguire/Acervo Circular

Obra “Santa Sapo”. Foto Heloise Imaguire/Acervo Circular

 

Atsuo Nakagawa

O artista e grafiteiro Atsuo Nakagawa nasceu em Kyoto, no Japão. Há 7 anos, adotou São Paulo por conta das leis restritivas do Japão com relação ao grafite. Na sua arte estão presentes elementos da arte japonesa tradicional misturados a um repertório de referências modernas. Teve sua primeira participação artística no Brasil, na Galeria Choque Cultural. Fez trabalhos para grandes marcas como New Era e Onitsuka Tiger, produzindo modelo exclusivo de tênis para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na campanha “The Art of Mixing”. Participou no ano passado da exposição “Olhar Incomum : Japão Revisitado” no Museu Oscar Niemeyer, com artistas nipo-brasileiros. Também tem muitos trabalhos e grafites espalhados em várias cidades brasileiras.

 

IMG_2729

“Cara Fechada”. Foto Heloise Imaguire/Acervo Circular

 

Heloise Imaguire, Acervo Circular

Formada em Farmácia Industrial, começou a trabalhar na parte criativa da Maha Skates, onde se tornou estilista. Atuando no mercado de skatewear por longos anos. Criou a Hi Stuff em 2012, que presta serviços, cria, desenvolve e executa ideias na costura e no design de peças decorativas funcionais. Inventa e reinventa com arte e sustentabilidade. Produtos exclusivos feitos um a um e em pequenas quantidades, com amor e dedicação slow, descompromissados de uma linha de tempo.

Cristian Sapo, Acervo Circular

Cristian Sapo, skatista profissional, carpinteiro e técnico em edificações. Trabalhou muito anos no mercado de skate, quando elaborou e executou projetos de pistas, miniramps e obstáculos em madeira e alvenaria. Foi Presidente da Federação de Skate do Paraná, Diretor de Árbitros e Secretário de Esportes da Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Criou a DxStar que dentro do Acervo Circular tem foco na ressignificação de materiais descartados e abandonados, recriando com exclusividade e originalidade peças únicas.

 

Goemon. Foto Heloise Imaguire/Acervo Circular

Goemon. Foto Heloise Imaguire/Acervo Circular

 

 

Foto Heloise Imaguire/Acervo Circular

Foto Heloise Imaguire/Acervo Circular

 

Serviço:

ABERTURA

Dia 8 de outubro de 2017

Horário das 15 às 21h

 

PERÍODO EXPOSITIVO

Quintas e sextas de outubro das 17h às 20h

Domingos de outubro das 10h às 15h

 

ACERVO CIRCULAR

Rua Mateus Leme, 142 e

Centro Histórico de Curitiba

Fones 30101218 e 999655375

 

 

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>