NKremer1

O interesse de Nair por Clarice Lispector surgiu de forma visceral por meio de seu
primeiro contato com a escrita da autora, quando estava grávida de seu primeiro filho. Foto Divulgação

 

 

Clarice Lispector (1920-1977), escritora, e Nair Kremer, artista, têm muitas coisas em comum: a obstinação pela arte, a ousadia, a vontade de trazer o outro para dentro.

A artista visual Nair Kremer, com mais de 40 anos de trabalho, conta que seu por Clarice surgiu de forma visceral por meio de seu primeiro contato com a escrita da autora, quando estava grávida de seu primeiro filho. Sua primeira homenagem, em 1986 na galeria da Unicamp, trouxe também uma grande força para a artista, quando a professora e pesquisadora Berta Waldman comparou, em texto sobre a mostra, o seu processo criativo com o de Clarice. “E realmente é muito parecido”, comenta Nair.

Sua arte dialoga com o outro, com o que pode e deve ser extraído, com uma memória submersa, com os elementos que sempre estiveram ali – invisíveis- e quando estimulados ficam à tona. Nair faz emergir a arte, o que está dentro de cada um, como um poderoso quebra-cabeças em que cada peça se encaixa onde está a falta, o vazio, o silêncio,  assim com o trabalho de Clarice Lispector.

As obras podem ser vistas até 8 de junho, no Atelier Reptilia, com entrada gratuita.

 

nkremer5

A professora e pesquisadora Berta Waldman comparou, em texto sobre a mostra, o processo criativo de Nair Kremer com o de Clarice. Foto Divulgação

 

Sobre a artista

Nair Kremer é artista visual, arte-educadora e arte terapeuta. Começou seu trabalho artístico de forma autodidata para então completar estudos formais na The Art Teachers Training College, em Israel, entre 1978 a 1982. Ela é responsável por implantar oficinas de Arte nas instituições “‘Casa do Zezinho” e “Projeto Anchieta” e também pela publicação do livro “Deslocamentos: Experiências de Arte-educação na periferia de São Paulo”, em 2003. Além de participar de inúmeras exposições individuais e coletivos nacional e internacionalmente, Nair Kremer foi premiada com Grande Medalha de Ouro do Salão Bunkyo e bolsa da Fundação Vitae.

 

Serviço

Mostra de Nair Kremer em homenagem à Clarice Lispector e Atividades Paralelas

Data: 13 de maio a 8 de junho de 2017

Local: Atelier Reptilia – Rua Cel. Dulcídio, 540 – atravesse o jardim.

Visitação: segunda a sexta das 10h às 19h/ sábados das 11h às 18h

(41) 3018-0512

Entrada gratuita