Mostra “QUEER QUARREL” reage às recentes polêmicas na arte

19 setembro, 2017 às 09:57  |  por Marianna Camargo
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

 

A mostra “Queer Quarrel”, idealizada pelo curador Tom Lisboa, abre nesta quarta, dia 20/09, às 19 horas, na Galeria Airez. Com  a participação de diversos artistas como: Alex Flemming, André Coelho, André Malinski, Antonio Wolff, Edilson Viriato, Fabio Motta, Foca e Vilma Slomp, a exposição foi pensada como uma reação aos recentes atos de cancelamento da mostra “Queermuseu- Cartografias da diferença na Arte Brasileira”, pelo Santander Cultural; da apreensão da obra “Pedofilia” na mostra “Cadafalso”, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (feita pela Polícia Civil  do Mato Grosso do Sul por alegação de apologia à pedofilia e já devolvida depois de colocada a faixa etária); e o espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que teve sua temporada cancelada no SESC Jundiaí por provocar reflexões sobre a questão de gênero.

Tom Lisboa explica a ideia: “QUEER QUARREL é uma inconformada reação ao cenário atual e possível alerta sobre o que está por vir. A invisibilidade é uma condição que certos grupos tentam impor a outros seres humanos por não se adequarem a um padrão considerado vigente. Uma situação paradoxal, é bom deixar claro. As diferenças não devem ser associadas à escuridão mas à claridade que dá forma às principais perguntas de nossa existência.

Neste embate entre o que se quer ver e ser, construímos nossas QUARRELS. Felizmente esta tentativa de apagamento de um modo de viver veio cercada das mais diversas iniciativas em sentido contrário. Não podemos nunca nos esquecer que, se um espaço for fechado, faz-se necessário inaugurar outros. Se a censura nos proibir de dizer algo, precisamos falar de outro jeito e mais alto. We will survive”, conclui.

 

Obra "Sagrado Coração partido  do Andy Warhol, de André Malinski

Obra “Sagrado Coração partido do Andy Warhol”, de André Malinski.

 

SERVIÇO:

Exposição “QUEER QUARREL”, por Tom Lisboa.
Curadoria: Tom Lisboa
Local: • AIREZ • Galeria de Artistas Independentes.

Data de abertura: 20 de setembro, quarta, 19h.

• AIREZ • Galeria de Artistas Independentes – Rua 13 de maio,778, cj 15 . São Francisco – Curitiba.

Horários de visitação: 13h às 19h (segunda a sexta).

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>