Qual é o local ideal para o seu casamento?

29 novembro, 2010 às 13:31  |  por Milene Szaikowski

Na hora de escolher o melhor local há uma série de itens que devem ser observados para que no dia não haja surpresas desagradáveis. Antes de iniciar a busca pelo local ideal, faça um check-list com os itens listados abaixo.

1. Capacidade
Deve-se buscar um local que comporte em torno de 15% a mais do que o número de pessoas que você pretende convidar. Se o local é pequeno, não é preciso nem dizer que não será apropriado. E um local muito grande fará com que seja necessário investir em muita decoração para não dar a sensação de que a maioria dos convidados não compareceu.

2. Mobiliário
Verifique as condições do mobiliário oferecido pelo local e também o que está incluso no valor da locação. Em alguns casos é necessário locar o mobiliário como mesas de doces, de bolo etc.

3. Entoalhados
Há locais que só oferecem toalhas brancas e guardanapos brancos. E também há aqueles salões que até dispõe de outras cores de toalhas, mas cobram a locação desse material. Observe se os guardanapos são de tecido.

4. Banheiros
Devem ser em número adequado à capacidade do salão, é imprescindível que haja banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais. A existência de um fraldário também é importante para as convidadas que tenham bebês.

Verifique se há uma pessoa responsável pela manutenção do banheiro durante o evento.

5. Acessibilidade
É interessante que o local disponha de rampas e banheiros adaptados.

6. Estacionamento
Sempre é melhor quando o local dispõe de estacionamento. Nos casos que isso não acontece verifique como é a opção de valet. No caso do valet, informe-se sobre onde os carros ficam e também sobre os valores.

7. Ar condicionado
Esse é um item imprescindível a qualquer salão de eventos.

8. Área para fotos
Observe se o local conta com uma área interessante para as fotos posadas que são feitas com pais e padrinhos.

9. Estrutura para a banda
Se for contratar banda peça informações sobre o tamanho do palco e existência de camarins. Antes de fechar com local, consulte a banda que lhe interessar para ter certeza de que o local comporta o número de músicos e instrumentos.

10. Pista de dança
A pista deve ter um bom tamanho para que os convidados não precisem dançar espremidos entre as mesas.

11. Isolamento acústico
É importante que o local tenha isolamento acústico para que vocês não tenham problemas com a vizinhança. Se o espaço possui mais de um salão, é imprescindível que haja o isolamento para que o som não “vaze” de uma festa pra outra.

12. Gerador
Pra não correr o risco de ficar sem luz bem no meio da sua festa é importante que o local conte com um gerador. Se não tiver, contrate à parte.

13. Área externa para fumantes
Com a lei antifumo em vigor, é necessário ter um ambiente externo para que seus convidados possam fumar em segurança.

14. Álvaras
Para não ter nenhuma dor de cabeça com o local contratado peça para ver se todos os alvarás de funcionamento estão em ordem, principalmente o do Corpo de Bombeiros.

15. Taxas extras
Verifique quais são as taxas cobradas pelo local no caso de avarias (quebra de copos, toalhas manchadas, número extra de pessoas etc).

16. Profissionais exigidos
Há locais que exigem contratação de seguranças, serviço de manobristas. Verifique qual é o custo de cada um desses profissionais.

17. Horários
Observe por quanto tempo é a locação do espaço. Verifique também qual é o horário de encerramento do serviço dos garçons e horário limite para execução de música.

Também é importante ver com o local os horários que os profissionais terão para montagem e desmontagem do evento.

CONTRATO
Todos os itens acima devem estar descritos em contrato. Ele é a sua segurança de que tudo que você planejou esteja de acordo no grande dia. Jamais combine qualquer coisa apenas verbalmente. Afinal, se algo não sair como o planejado, o contrato é a prova que você tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>