Tipos de serviços (buffet, à inglesa, à francesa)

14 dezembro, 2010 às 14:28  |  por Milene Szaikowski

Esses são os tipos de serviços mais usados em casamentos. Cada um tem suas diferenças, sabendo como cada um funciona fica mais fácil escolher o que é melhor para o seu casamento.

Buffet

Nesse tipo de serviço, o convidado vai até o buffet para se servir. A montagem dos buffets costuma ser espelhada, isto é, a mesma opção é oferecida dos dois lados para que possam ser formadas duas filas. A ordem correta inicia das salas para os pratos quentes e carnes.

É um serviço bastante usado pela praticidade, principalmente em festas com muitos convidados.

Profissionais
Neste tipo de serviço costuma-se calcular 1 garçom para cada 20 convidados. Também é necessário um buffeteiro para cada um dos buffets dispostos no salão. Um buffet costuma atender a 150 pessoas.

À inglesa

Existem dois tipos de serviço à inglesa (direto e indireto) e em ambos os casos os convidados são servidos nas mesas pelo garçom.

À inglesa (direto)

A mesa está montada com sousplat, pratos, talheres, taças e guardanapos. O garçom traz a bandeja com o alimento a ser servido e serve o convidado pela esquerda.

À inglesa (indireto)

No serviço indireto, a mesa está montada com sousplat, talheres  o garçom faz uso de um carrinho (guéridon) onde traz as opções a serem servidas. Ele apresenta a travessa ao convidado pela esquerda, serve o prato com a comida e serve ao convidado pela esquerda, da mesma forma que no serviço direto.

Profissionais
Calcula-se um garçom para cada duas mesas neste tipo de serviço.

À francesa

É considerado o serviço mais requintado e cerimonioso, portanto, usado em eventos de gala. É o serviço oficial usado em reuniões de caráter diplomático.

Funciona da seguinte maneira, as mesas estão com sousplats, pratos, talheres, guardanapos e taças. O prato vem montado e decorado da cozinha, seguindo a sequência entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas.

Profissionais
Um garçom para cada cinco pessoas.

2 ideias sobre “Tipos de serviços (buffet, à inglesa, à francesa)

  1. LUIZ CLAUDIO PIMENTEL DOS SANTOS

    Gostaria de saber no serviço à Inglesa ou à Francesa, quando o convidado acabar de comer a 1ª entrada “salada” na sequencia da troca dos pratos, sev recolho o prato sujo com a mão esquerda “lado esquerdo do convidado” e ao mesmo tempo por trás do condidado, colacar o prato principal com a mão direita” lado direito do convidado” ou é tudo ao contrario, favor esclarecer essas dúvidas que tenho. agradecimentos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>