Damas ou demoiselles

27 janeiro, 2012 às 13:16  |  por Milene Szaikowski

Nos Estados Unidos e na Europa existe uma tradição de que as amigas mais próximas da noiva são suas damas (bridesmaids ou demoiselles). Ao contrário da nossa cultura, lá não há padrinhos de casamento em casais. Lá a noiva chama suas amigas para serem bridesmaids, sendo que a amiga mais próxima recebe o cargo de made of honor, que é o de madrinha de honra. E o noivo chama seus amigos para serem groomsmen e best man (no caso do melhor amigo).

Bem, como essas tradições já chegaram por aqui, os casamentos brasileiros incorporaram as demoiselles ao cortejo. O que não aconteceu com os homens, a tradição só inclui as damas adultas.

Como no nosso cortejo é adaptado para a participação das demoiselles, funciona da seguinte forma. Quando se tem crianças no cortejo, além das demoiselles, entram primeiro as crianças com uma música, depois as demoiselles em pares com outra música. E em seguida a noiva com sua música.

Se não há crianças no cortejo, a entrada das demoiselles acontece depois da entrada do noivo e antes da noiva, com uma música própria pra sua entrada.

As demoiselles usam vestidos iguais (ou semelhantes) e entram sempre com um buquê em mãos. E o buquê delas deve ser igual entre si, mas diferente do da noiva.

Fotografia: Gus Benke

Na foto, as damas Giovana e Ana, da noiva Mariana Malhadas de quem fiz o casamento em abril do ano passado.

23 ideias sobre “Damas ou demoiselles

  1. Claudia

    Olá!!!

    Essa idéia é bem legal, mas como é feita a escolha dos vestidos e quem paga por eles? A noiva ou as damas?

    Beijos e parabéns pelas matérias.

    Responder
    1. Milene Szaikowski Autor do post

      Olá, Claudia, nos Estados Unidos é a noiva. Mas acredito que depende das possibilidades financeiras da noiva.

      Bjos e obrigada.

      Responder
  2. Ariane

    Olá Milene, caso em abril e terei 1 daminha de nove anos, que é minha enteada, e meu noivo quer que ela leve as alianças, terei 1 pajen, nós gostaríamos que ele entrasse com ela por ser tímido e a minha irmã que tem 18 anos, não consegui colocá-la como madrinha e gostaria de saber se você poderia me dar alguma idéia na entrada dela, o que ela poderia levar?E qual seria a ordem de entrada?Muitoooo obrigada!!!
    Beijos
    Ari

    Responder
    1. Milene Szaikowski Autor do post

      Olá, Ariane, a sua irmã pode entrar como uma dama de honra adulta mesmo ou demoiselle, ela pode levar um buquê nas mãos. Ela entra antes da noiva. Veja este post que eu fiz falando disso: http://www.bemparana.com.br/bemcasados/index.php/2012/01/27/damas-ou-demoiselles/

      E o pajem você pode colocar junto com a daminha que vai levar as alianças. A entrada das crianças acontece primeiro com uma música pra eles. E depois a entrada da dama com uma música pra ela. Caso você case na igreja e só permitam uma música pra entrada de todos, escolha uma que não seja tão infatil, pela entrada da demoiselle. Neste caso, coloque as crianças primeiro, e quando elas estiverem no meio do corredor, entra a sua irmã.

      beijos

      Responder
  3. Ariane

    Olá Milene, meu casamento será em um sítio, então poderei colocar músicas diferentes sim!
    Muuuito obrigada pela ajuda!!!!Estou adorando o blog!!Parabéns
    Beijos

    Responder
    1. Milene Szaikowski Autor do post

      Olá Luana, é um número grande sim. Principalmente se você ainda tiver padrinhos e madrinhas além delas. bjos

      Responder
  4. Priscilla

    olá..
    até agora só tenho minha prima de 13 anos como dama, q vai entrar com as alianças.
    mas queria ter Deimoselles,e só tenho 2 amigas.
    fica bom com 2 amigas só?
    e como é a entrada delas?
    em qual momento elas entram?

    Responder
    1. Milene Szaikowski Autor do post

      Olá, Lídia,

      A música das damas adultas deve seguir o mesmo estilo do restante das músicas que você escolher para a cerimônia, devendo ser uma música alegre.

      Responder
  5. Helen

    Olá vou casar com damas adultas mais não kero quebrar a tradição do meu pai me levar ao meu noivo, pois acho marcante. Necessariamente a noiva entra sozinha com as damas adultas ?? …… Grata

    Responder
    1. Milene Szaikowski Autor do post

      Olá, Helen,

      O fato de ter damas não tem nada a ver com a entrada da noiva com o pai. As damas adultas tem um papel semelhante ao das madrinhas. E a noiva entra com o pai normalmente.

      Responder
  6. Fabiola

    Ola milene,
    Tomo conta de crianças e adolescentes na minha igreja gostaria que a maioria participasse

    Pensei em 5 damas Adolescentes, 1 pajem 1 dama para as alianças e suficiente ?
    Posso colocar mais crianças?
    E as damas substituem as madrinhas?
    Como e a entrada das madrinhas e padrinhos neste caso ?
    Como eles ficam posto lah na frente do altar … amei o blog me ajuda mto

    Responder
  7. tania

    ola,me caso no final do ano e vou ter 6 damas adultas e a daminha e o pajem , mas gostaria de saber se a daminha pode entrar sozinha na minha frente e depois o pajem entra com as alinças ,pq na minha igreja so pode entrar 2 meninas como daminha ou 2 meninos como porta aliança juntos pra nao confundir a mente deles por mais que a gente explica ,me da uma ideia

    Responder
  8. Nathália

    Oi Milene, bom dia1

    vou me casar em agosto e gostaria de colocar a minha irmã e minha cunhada como damas, mas gostaria que a minha irmã levasse a biblia ao invés do buque. o que voc~e acha?

    Responder
  9. Tainah

    Olá! Td bem?

    Me caso em dezembro e tenho 3 Damas adultas. Mas gostaria mto de colocar uma amiga proxima. Porém ela é casada. Pode convidar amiga casada ou fica deselegante?

    Mto obrigada!
    Tainah

    Responder
    1. Milene Szaikowski Autor do post

      Tainah, o usual é colocar as amigas casadas como madrinhas. Mas já vi um caso em que a irmã da noiva era casada e foi dama. Você terá casais de padrinhos também ou somente as damas?

      abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>