De hoje até amanhã, às 20 horas, o Guairinha, em Curitiba será o palco da etapa última seletiva da Mostra Paranaense de Dança 2010, organizada pela Associação de Apoiadores e Bailarinos do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), com co-produção do Centro Cultural Teatro Guaíra. As atividades tiveram inicio em maio e percorreram seis cidades do Estado, com uma intensa programação cultural. União da Vitória, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Campo Mourão, Apucarana e Ponta Grossa, receberam o projeto que levou espetáculos do Balé Teatro Guaíra (BTG), mostras seletivas dos artistas locais e oficinas de dança para a comunidade de cada região.
O objetivo do festival, segundo Simone Bönisch, diretora da ABABTG, é aproximar os artistas locais dos bailarinos do BTG. A cada ano, percebemos que este trabalho funciona como estímulo para ambos os lados, aproxima o artista do público e vice-versa. É uma oportunidade de divulgar o trabalho dos participantes, fomentar a produção artística de cada região e ainda revelar novos talentos na dança paranaense, afirma.

A seletiva em Curitiba será um pouco diferente do programado para o interior. Serão duas noites de apresentação dos 271 artistas inscritos, com 55 trabalhos de 24 grupos da capital paranaense, Guaratuba, Paranaguá, Pinhais e Cornélio Procópio. Os espetáculos do BTG e as oficinas fazem parte da agenda de setembro, quando os grupos selecionados em todas as etapas participam da Mostra Final, conta. Nesta ocasião, de 3 a 5 de setembro, além de uma Gala com o BTG e a Guaíra 2 Cia de Dança, haverá a entrega do Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança. Uma homenagem aos participantes que se destacaram no festival, conta.
Balanço — Durante três dias, a ABABTG se estabeleceu nas cidades para a realização das atividades. Nas seis seletivas do interior foi apresentado um espetáculo do BTG, com caráter didático para o público carente e/ou de escolas públicas e municipais, com uma média de 250 pessoas por espetáculo. Já as apresentações abertas ao público geral registrou um total de 1400 expectadores.
A comunidade de cada município contou, também, com a oferta de 38 oficinas e duas palestras, ministradas pelo staff artístico do BTG, sempre condicionadas à doação de latas e pacotes de leite em pó. Somando o total, a ABABTG arrecadou 453 unidades que foram distribuídas nos próprios municípios.

Em todas as seletivas, com exceção de Jacarezinho, que não atingiu o número de inscritos, foram feitas a seleção de 52 trabalhos dos artistas locais, de 20 cidades do Paraná e mais duas de Santa Catarina, que estão convidados para a Mostra final, em Curitiba.
Os números, de acordo com Simone Bönisch, surpreenderam os organizadores. Nas seletivas do interior o saldo de artistas inscritos foi de 742 pessoas; 56 grupos e 141 trabalhos, representados por 29 cidades do Paraná e três de Santa Catarina.
Parceiros — A Mostra Paranaense de Dança 2010 é uma produção da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) com a co-produção do Centro Cultural Teatro Guaíra. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal, Galvão Locações, Prefeituras Municipais de União da Vitória, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Campo Mourão, Apucarana e Ponta Grossa, e SESC/PR.
A ABABTG é uma agremiação artística e cultural sem fins lucrativos fundada, mantida e gerida por bailarinos e apoiadores do Balé Teatro Guaíra, engajados na transformação social através da cultura. Dentre suas finalidades está a congregação de seus associados para que o Balé Teatro Guaíra tenha maior exposição dos corpos artístico e técnico e de sua marca no Brasil e exterior, com a conseqüente formação e educação de público a partir da exposição da responsabilidade social de seus associados e de todos os demais incentivadores.
Ingressos — O valor do ingresso para os espetáculos da mostra seletiva em Curitiba são de R$ 4,00 (inteira). Tem direito a meia-entrada estudantes, idosos, associados da ABABTG, clientes Caixa e comerciários SESC/PR. Os ingressos serão vendidos no Guairinha.