Curso de Marketing Cervejeiro abre inscrições.

7 julho, 2017 às 10:43  |  por Gabriel Vasques

erica-barbosa-marketing-cervejeiro-curso

Após se formar em Marketing e iniciar uma pós em Marketing Digital na ESPM em 2013, Érica Barbosa começou a  trabalhar informalmente com cervejas e drinks em um pub ao mesmo tempo que trabalhava como Assistente de Marketing. Nessa época, decidiu seguir carreira na área e queria se tornar uma Especialista em Marketing de Cerveja. Ela procurou por cursos com esse tema e frustada por não tem encontrado nada nesse meio, decidiu traçar uma estratégia para buscar mais conhecimento na área cervejeira. O primeiro passo foi fazer o curso de sommelier de cervejas da Escola superior de Cerveja e Malte em Blumenau e se formou na primeira turma com certificado do Doemens Akademie, com isso já conseguiu se posicionar no meio: “Voltei do curso com uma proposta de trabalho unindo o Marketing e a cerveja e não pensei duas vezes – pedi demissão e entrei nesse mercado. De lá pra cá, já trabalhei em eventos cervejeiros, concurso, loja especializada, bares, e-commerce, clube de assinatura e na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio de Janeiro, onde pude analisar as principais dificuldades e cases de sucesso tanto das cervejarias que a gente representava, quanto dos bares e lojas que eram clientes. “ conta Érica.

Ao analisar o cenário do mercado, unindo a prática adquirida com o conhecimento teórico que já tinha, percebeu que ainda existe muito a ser desenvolvido nessa área. Decidiu arriscar e montar um curso sobre como trabalhar com o marketing especializado em cervejas artesanais: “Tive que sair de um emprego estável na distribuidora de cervejas para me dedicar ao projeto, o que foi algo muito arriscado, mas minha vontade de empreender e contribuir para o mercado cervejeiro era tão grande que tomei a iniciativa. “

Sair do papel demandou grande esforço, pois além de ministrar a maioria das aulas, ela ainda coordenou todo o andamento do curso – desde a escolha da sala e criação da ementa e material, até divulgação e inscrição dos alunos. Para diminuir as dificuldades, ela decidiu começar de forma bem enxuta, mas após a primeira edição que rendeu bons resultados, está investido na marca para se estruturar e continuar crescendo.

O curso é indicado para todos que trabalham com cerveja, seja em cervejaria, bar ou outro negócio cervejeiro, inclusive empreendedores e cervejeiros que queiram lançar sua marca. Também é ideal para profissionais de marketing, publicitários, designers, jornalistas e administradores que desejam trabalhar com cervejas artesanais. “Por mais que a gente esteja no mesmo barco, o olhar crítico do profissional de marketing que também entenda sobre cervejas e conheça o mercado brasileiro é fundamental para orientá-los. A ementa de disciplinas está bem completa, então, por mais que quem já trabalha na área saiba de alguns assuntos que são abordados, sempre há o que aprender.” completa Érica.

marketing-cervejeiro-curso-marketing-de-cerveja-professores (1)

Os professores convidados são os principais profissionais de comunicação e estratégia especializados em cerveja do Brasil. Alguns não são reconhecidos pela  principal profissão no meio cervejeiro, mas têm muito conhecimento a compartilhar. “A Amanda Henriques, por exemplo, é conhecida basicamente pelo seu blog Maria Cevada, mas é uma especialista em Marketing Digital com currículo de peso. Tive esse olhar crítico para enxergar além do óbvio e mapear pessoas que pudessem contribuir com suas formações e experiências.” explica ela.

As próximas turmas serão em Porto Alegre, RS de 31 de julho a 5 e agosto; Rio de Janeiro de 21 a 31 de agosto; e Ribeirão Preto de 06 a 11 de novembro.

Para saber como se increver, custos e dúvidas, acesse o site:

http://marketingcervejeiro.rds.land/curso-marketing-de-cerveja

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>