Punk is Dead

12 abril, 2017 às 11:42  |  por Gabriel Vasques

Nas últimas semanas uma notícia abalou o mundo cervejeiro, deixando punks e revolucionários sem chão. A compra da Brew Dog pela TSG Consumers Partners, mesma dona da Pabst Blue Ribbon (uma merda de cerveja de baixa qualidade), mostra que o mundo revolucionário da cerveja não é tão revolucionário assim. Mesmo depois dos punks cervejeiros terem impressionado o mundo liberando o download gratuito do DIY Dog, um almanaque de 286 páginas com mais de 200 receitas e histórias das suas cervejas, mostrando que eles estão acima das indústrias convencionais e seus segredos industriais.

Imagem relacionada

Fundadores da BrewDog: Martin Dickie (esq.) e James Watt (dir.)

Segundo o Sunday Times, a TSG investiu £213 milhões na compra, sendo £100 milhões para investimentos na fábrica e £113 milhões para os sócios. Os fundadores James Watt e Martin Dickie vão ter suas partes diminuídas de 35% para 25% e de 30% para 22% respectivamente.  Não está claro (para mim, de qualquer maneira) se essa diluição é porque os dois estão vendendo 18 % das suas partes da empresa para a TSG, ou parte da queda na sua participação percentual vem de novas ações sendo emitidas: o Sunday Times diz que uma das moções aprovadas no mês passado BrewDog AGMEGM em Aberdeen viu a criação de uma nova classe de ações preferenciais, o que garantiria à TSG um retorno anual composto de no mínimo 18%. Mas mesmo assim, da pra dizer que James está recebendo algo em torno de £50 milhões e Martin mais de £40 milhões. Nada mal para quem ficou por mais de 10 anos sendo rude sobre o resto da indústria de cerveja.

O que nos resta é torcer para que isso não vire moda por aqui, afinal de contas nenhum punk revolucionário resiste um gordo e suculento cheque assinado.

1 Comentários

2 ideias sobre “Punk is Dead

  1. Guilherme

    A TSG comprou 22% das ações da BrewDog, e a cervejaria continua independente. Assim como empresas gigantes possuem ações na bolsa, a BrewDog já faz isso de forma privada faz um tempo, com o Equity For Punks. Lamentável essa distorção da notícia…

    Responder
  2. Pedro

    Poxa cara, atualiza teu post pois ele passa informação errada, a BrewDog não foi comprada pela TSG, ela vendeu ações equivalentes a 22% da empresa. Além de ter um título clickbait que passa uma ideia que não é verdade.
    Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>