Nesta segunda-feira (18) em Baku, capital do Arzerbaijão, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a Comissária para Energia, Kadri Simson, reuniram-se com o presidente do país, Ilham Aliyev, e o ministro da Energia, Parviz Shahvbazove, para reforçar a cooperação existente entre a União Europeia (UE) e o Azerbaijão. Os presidentes assinaram um novo memorando de entendimento sobre uma Parceria Estratégica no Campo da Energia.

Atualmente, a UE e o Azerbaijão negociam um acordo abrangente, que permitirá uma cooperação reforçada em diversas áreas, incluindo a diversificação econômica, o investimento, o comércio e a plena utilização do potencial da sociedade civil.

“Com este novo memorando, estamos abrindo um novo capítulo em nossa cooperação energética com o Azerbaijão, um parceiro fundamental em nossos esforços para nos afastarmos dos combustíveis fósseis russos. Procuramos reforçar a parceria existente, que garante um abastecimento de gás estável e negociável à UE através do Corredor de Gás Meridional. Também lançamos as bases de uma parceria de longo prazo em eficiência energética e energia limpa, enquanto perseguimos os objetivos do Acordo de Paris. Mas a energia é apenas uma das áreas em que podemos aprimorar nossa cooperação com o Azerbaijão e estou ansioso para explorar todo o potencial de nosso relacionamento”, disse a Von der Leyen.

O novo memorando para uma parceria estratégica em energia inclui o compromisso de duplicar a capacidade do Corredor de Gás Meridional, para entregar anualmente à UE pelo menos 20 mil milhões de metros cúbicos até 2027.