Os estádios de Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid estão na lista dos locais que pretendem ser sede de jogos da Copa do Mundo de 2030, caso a competição ocorra cm organização conjunta de Espanha e Portugal. A informação, desta quinta-feira, foi da Federação Espanhola de Futebol.

Um total de 15 estádios de clubes espanhóis se ofereceram para estar entre os 11 esperados para acolherem partidas se a candidatura ibérica for bem sucedida. Portugal receberia jogos em três locais.

O Camp Nou (Barcelona), o Wanda Metropolitano (Atlético de Madrid) e Santiago Bernabéu (Real Madrid) são os destaques da lista espanhola inicial, que inclui também as sedes de Athletic Bilbao, Valencia, Celta de Vigo e Real Sociedad. Tanto o Camp Nou quanto o Santiago Bernabéu deverá ser totalmente reformados até o Mundial de 2030.

“Este é o projeto mais importante que a Espanha empreenderá nos próximos anos”, disse o presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales, após uma reunião para apresentar a lista de locais e discutir a candidatura das nações.

A avaliação das cidades-sede espanholas acontecerá até novembro, sem data definida para o anúncio dos 11 locais que serão escolhidos para a apresentação final da proposta.

A Fifa ainda não divulgou oficialmente os requisitos oficiais de licitação para a Copa do Mundo de 2030, mas Espanha e Portugal planejam um torneio com 48 nações, semelhante ao de 2026, a ser realizado nos Estados Unidos, Canadá e México.