Arquivo/ABr – Maioria das empresas abertas foram do tipo individual

O Paraná é a quarta unidade da Federação que mais abriu empresas entre janeiro e junho deste ano. Foram 140.372 novas empresas no primeiro semestre de 2022. O número representa 10% do total de empresas do estado.

Entre janeiro e junho, foram fechadas 59.278 empresas no estado e, com isso, o Paraná tem um saldo positivo de 81.094 novas empresas no primeiro semestre de 2022. Os dados constam no Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia.

O tempo médio para abertura de uma nova empresa no estado é de um dia e sete horas e a natureza jurídica mais procurada no Paraná neste período foi a de Empresário Individual, com 46.810 empresas. Este regime empresarial também predomina no Paraná quando se analisa o número total e responde por 1,27 milhão das empresas do estado.

Em todo o país, foram abertas mais de 2 milhões de empresas no primeiro semestre deste ano, o que comprova que a retomada do empreendedorismo não é exclusividade do estado paranaense. Já o número de empresas extintas entre janeiro e junho no Brasil foi de cerca de 830 mil, o que gerou um saldo positivo de 1,19 milhão de novas empresas neste período.

Ao todo, o Brasil conta atualmente com mais de 19,61 milhões de empresas ativas. O estudo mostra que o tempo médio de abertura de uma nova empresa no território nacional, entre janeiro e junho de 2022, é de um dia e 18 horas e o tempo de registro de empresas é de um dia e 1 hora.