O maior duelo do futebol cearense vai definir, nesta quarta-feira à noite, uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Um Clássico-Rei diferente, disputado em dois jogos, num total de 180 minutos. Para o Ceará, a missão é reverter a vantagem do rival nos 90 minutos que restam para esta disputa. O Castelão deve ficar lotado, com mais de 55 mil torcedores.

O clássico está marcado para 20 horas, na Arena Castelão, palco também do jogo de ida. Na ocasião, o mando de campo era do Fortaleza, que conseguiu a vitória por 2 a 0 e tem a vantagem de perder por até um gol de diferença para ficar com a vaga. O Ceará joga contra um pequeno tabu, porque nunca venceu o Fortaleza na Copa do Brasil, com um empate e duas derrotas entre 2021 e agora.

A torcida do Ceará já comprou perto de 33 mil ingressos do total de 45 mil disponíveis. O setor sul e inferior, com 15 mil lugares, já está vendido para a torcida do Fortaleza. O Ceará aposta, justamente, no apoio da torcida para reverter a vantagem e instalar de vez a crise no rival, que é o lanterna do Brasileirão e na semana passada foi eliminado na Copa Libertadores.

Para esquentar a torcida, a diretoria abriu o treino desta terça-feira e lotou o CT de Porangabuçu. Os jogadores mais badalados foram, como sempre, Mendoza, artilheiro do time na temporada com 14 gols, e Vina, ídolo que não marca um gol há dois meses. No dia 3 de maio ele fez um gol diante do La Guaíra, pela Copa Sul-Americana, mas depois passou em branco. Ele espera se redimir neste grande duelo.

“Eu sei como é o duro o Clássico-Rei. Temos que vencer este jogo, mas em Copa é um jogo que dura 180 minutos e tudo pode acontecer em termos de virada. No futebol, acho que tudo é possível, mas é preciso fazer o primeiro gol. Daí o jogo vai ficar quente”, comentou. O técnico Marquinhos Santos não tem nenhuma baixa, além de Erick se recuperando de uma cirurgia na clavícula.

No Fortaleza, o técnico Juan Pablo Vojvoda segue sob pressão. Afinal foi eliminado da Copa Libertadores, semana passada, e segue na lanterna do Campeonato Brasileiro. Os zagueiros Tinga e Landázuri seguem vetados pelos médicos, mas o técnico mantém o esquema tático com três defensores. O polivalente Yago Pikachu está confirmado, mesmo negociando sua transferência para o futebol japonês. O Shimizu pagou a multa de US$ 1 milhão – perto de R$ 5,4 milhões.

“Temos uma vantagem, mas não podemos nos acovardar. É preciso ter inteligência para este jogo”, apontou o técnico Vojvoda, que planeja confirmar a vaga nas quartas e depois iniciar uma recuperação no Brasileirão, quando contará com reforços importantes como os meias Otero e Thiago Galhardo, os volantes Lucas Sasha e Fabrício Baiano, e o zagueiro Emanuel Brítez.

CLÁSSICO GOIANO

Em Goiânia, o clássico entre Goiás e Atlético-GO será realizado no estádio Hailé Pinheiro. Quem vencer se classifica às quartas de final depois do empate sem gols no Antônio Accioly. Uma nova igualdade leva a decisão para os pênaltis. O Hailé Pinheiro promete estar completamente lotado já que a carga de aproximadamente 13 mil ingressos foi esgotada rapidamente.

O técnico Jair Ventura não deve promover mudanças no Goiás. A única disputa é entre Vinícius e Nicolas no ataque, mas o segundo deve se manter entre os titulares, formando o setor com Pedro Raul. Para o comandante esmeraldino, a partida é histórica, mas o Goiás precisa fazer valer o mando de campo.

“É um jogo importantíssimo, histórico. Pela primeira vez na Copa do Brasil os dois rivais se enfrentando. Vamos respeitar o Atlético, mas, jogando na Serrinha, a gente quer a classificação”, afirmou.

O Atlético-GO tem duas baixas. O atacante Churín já atuou pelo Grêmio e não pode defender outro time. Já o volante Baralhas recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. Assim, Wellington Rato e Marlon Freitas devem ser titulares.

Jorginho deixou bem claro como o Atlético-GO está encarando a partida. Segundo ele, será o maior clássico da história dos clubes. “Pode ter certeza que esse é o maior jogo da história entre esses dois clubes. É uma grande decisão pela Copa do Brasil. Jogo muito difícil, mas estamos preparados para tudo. O torcedor vai empurrar o time deles, assim como nosso torcedor fez no Accioly. Vai ser um grande jogo e uma grande decisão. Espero que possamos sair vitoriosos”, projetou.

Além disso, na Vila Belmiro, o Santos fará o clássico paulista diante do Corinthians, que fez 4 a 0 na ida na Neo Química Arena e espera confirmar sua vaga. No Maracanã, num grande clássico nacional, o Flamengo tenta roubar a vantagem construída pelo Atlético-MG, que venceu por 2 a 1 no Mineirão.

Confira os jogos das oitavas de final da Copa do Brasil:

QUARTA-FEIRA

19h

Goiás x Atlético-GO

20 horas

Ceará x Fortaleza

21h30

Santos x Corinthians

Flamengo x Atlético-MG

QUINTA-FEIRA

20 horas

Palmeiras x São Paulo

21 horas

Botafogo x América-MG