Referendar o título nacional do Torneio do Povo.

31 janeiro, 2018 às 09:08  |  por Capitão Hidalgo

Jogando na cidade de Caxias do Sul, iniciando com isso sua participação na Copa do Brasil/2018, o Atlético Paranaense com o empate ( o x 0) contra o Caxias, time que anda bem no futebol do sul, ganhou sua sequência baseado no regulamento estabelecido para esse torneio. Quanto a partida, sabíamos de antemão que o Furacão estaria jogando pela primeira vez no ano, e consequentemente, contando com a estréia do técnico, Fernando Diniz, viria a ter suas dificuldades naturais. Entretanto, sabendo jogar essa partida, preocupado mais com toques de bola, e com isso tirando os espaços do adversário, o Atlético levou o jogo na “maciota” até o final do jogo. Analisando pela importância de seguir na competição, como também, auferir uma premiação boa, considero o resultado positivo.

É difícil, também, estabelecer qual foi o desempenho da equipe nesse jogo, dando a importância ao fato, se tática, individual ou coletiva. É cedo par afirmar, contudo, notei que a maneira de jogar é o conhecido tic-tac,  que o técnico tanto aprecia na utilização do passe certo e rápido. Quando aqui esteve, o Diniz, treinando o Paraná Clube, deixo de sobreaviso aos senhores que o grande problema dessa arrumação de jogo é a situação do centroavante que praticamente fica isolado à frente.

Outros times brasileiros jogarão nesta noite, Vasco da Gama e Chapecoense, nas participações de Pré-Libertadores, sendo o Cruz de Malta, em Concepcion/Chile, e a Chape em casa. Na verdade esse ano com o evento, Copa do Mundo, tudo fica espremido e as equipes que tiverem um melhor elenco poderão sobreviver as dificuldades.

A primeira grande conquista do Coritiba, em nível nacional, foi o Torneio do Povo, acontecido nos primórdios de 1973, ou seja, evento que começou em Janeiro/73 e foi terminar no dia 23/03/1973,  onde tudo se definiu num jogo tumultuado, em Salvador, contra o Bahia. Na verdade foi, também, o primeiro título nacional do sul do país, pois, o Internacional foi ganhar o seu em 1975. Portanto, 45 anos nos separam daquele momento histórico, e que não sai da nossa lembrança e do coração. Sabe lá o que era ganhar um título dessa magnitude, enfrentado as grandes equipes  do futebol brasileiro , época do considerado Tri-Campeonato Mundial de Futebol ?

 Aliás, lendo matérias à respeito do Torneio do Povo, bem que a nova diretoria do Coritiba viesse a interceder junto a CBF, para que a entidade considerasse mais essa conquista.  Com isso daria condições ao clube para a utilização de mais uma estrelinha em sua camisa. É um assunto que vou discorrer com mais profundidade, contando também, coma presença da Federação Paranaense de Futebol. Complemento que jornais, principalmente do Rio de Janeiro, já davam ganho de causa para aprovação desse torneio, pois, existia a dúvida da extinta CBD, quanto a sua legalização. O renomado jurista , Valed Perry, argumentou com muita autoridade o valor desse torneio. 

Lembre-se que :  O melhor da vida é sua história.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>