Lareiras Externas: um charme!
Para jardins espaçosos, áreas de convivência externas, um belo elemento que se destaca no paisagismo, a lareira ao ar livre. Uma opção a mais em ambientes para receber, para noites frias ou somente para dar o charme de calor a um espaço externo.

Este elemento pode ser projetado juntamente com um espaço para se sentar, com um recuo feito no próprio piso ou com mobiliário externo removível.

Nos espaços com lareiras, se deve tomar o cuidado de segurança contra o fogo. Evitando a aproximação de crianças e animais muito perto da chama. É claro que seria impossível projetar uma lareira externa totalmente segura. Mas nas situações onde teriam crianças, poderia ser usada uma grade de segurança, projetada de forma a isolar o espaço do fogo. Basicamente como as proteções de lareiras internas, mas neste caso seriam grades de proteção colocadas sobre o fogo.O tamanho da lareira depende do espaço que se pretende abranger com o calor da lareira, do tipo de material para combustão e do clima da região onde se quer construir este elemento. O tamanho da lareira depende do espaço que se pretende abranger com o calor da lareira, do tipo de material para combustão e do clima da região onde se quer construir este elemento.

Geralmente este elemento está ligado à piscina, ou à churrasqueira, e é uma forma de aproveitar melhor o espaço externo. Em reuniões de pessoas, cria-se mais um espaço de conversa, que não precisa de muita sofisticação. A beleza do fogo neste espaço já traz o charme necessário.

Nas construções das lareiras em pedra, o estilo da lareira acaba sendo mais rúsrtico, pela pedra ter a forma irregular.

Quando se projeta a lareira para execução em concreto, o estilo dependerá do acabamento que se coloca no concreto. Pode ser usado pastilha, que traz um ar descolado ao espaço. E nas pastilhas se pode brincar com as cores, as miscelâneas entre várias cores de pastilhas, na mesma composição.

Pode-se trabalhar com ajulejo antigo, madeira rústica. Sempre lembrando que nunca se deve revestir o espaço do fogo, o local onde se acende a chama.

A chama pode ser feita da maneira tradicional, com lenha ou carvão, ou usando gás e ainda o etanol, nas lareiras prontas e feitas para embutir. Pode-se usar além de espaços totalmente externos, em varandas, sacadas.

As pedras fazem um fundo muito elegante no espaço de uso da lareira. Deixar elas fazerem a forração do piso abaixo da lareira trás beleza e facilidade de limpeza. Para isto, quanto maiores as pedras, melhor. O próprio vento se encarrega de eliminar a poeira entre as pedras.

E no espaço de queima, as pedras vulcânicas são a opção mais bonita e prática de material. Nas lareiras prontas a gás e a etanol, elas geralmente são o material mais usado.

 

Bruna Martins é arquiteta formada pela PUCPR e Designer de Moveis pelo antigo CEFET-Pr, Bruna Martins e  diretamente com a área de interiores, reformas e mobiliário, onde cada caso é um caso.