Drink e charuto na Bulldog

Drink e charuto na Bulldog (foto divulgação)

Quando resolvi conhecer a tabacaria Bulldog, não sabia bem o que esperar. Fui com um certo espírito de aventura e contravenção. Afinal, charutos estão ligados à ideia de um público essencialmente masculino. Realmente, ao chegar lá, havia vários homens sentados em sofás e poltronas, numa espécie de sala de estar, conversando e assistindo esportes, enquanto fumavam um charuto e degustavam seus drinks. Isso não fez, entretanto, que eu me sentisse deslocada. Isso porque a recepção foi muito agradável e a cortesia do atendimento foi exemplar.

Bulldog Tabacaria: poltronas, sofás e mesas para os clientes (foto divulgação)

Bulldog Tabacaria: poltronas, sofás e mesas para os clientes (foto divulgação)

A Bulldog foi inaugurada em 2014 e conta com charutos importados e nacionais, além de produtos ligados ao tema. A partir de R$ 23, você pode degustar charutos cubanos, hondurenhos, dominicanos, nicaraguenses ou brasileiros,. Os preços chegam a R$ 170 a unidade. Todos são mantidos em um umidor, que conserva a umidade ideal para manter a qualidade do produto. Aliás, a  Bulldog oferece entregas de charutos em Curitiba e região e via correios para o restante do país.

Umidor da Bulldog (foto SM)

Umidor da Bulldog (foto SM)

Não fumo, mas experimentei um charuto hondurenho, com folhas fermentadas por cinco e sete anos, formando um blend agradável e suave. Acompanhou muito bem o vinho do porto, uma harmonização inusitada sugerida pela gerência da casa. O sistema de exaustão e climatização garante uma experiência bem confortável, mas é inevitável para quem fuma sair com um cheirinho de charuto na roupa. Ainda assim, uma experiência bem interessante. O charuto dura de uma a duas horas (se vc apagar às vezes, dura mais) e assim convida a uma boa conversa. Entre amigos, esse clima relaxante é bem atraente.

Castanhas, vinho do Porto e charuto

Castanhas, vinho do Porto e charuto (foto SM)

Não por acaso, a Bulldog conta com um público muito fiel, conforme me contou um dos sócios, Walter Macedo (os outros sócios são Luiz Roberto Farah e Marcelo Nicastro). Vários clientes “batem ponto” diariamente no local. Uns vão tomar um café e trabalhar, outros vão assistir eventos esportivos ou políticos, alguns querem apenas relaxar depois do trabalho. Tem gente que paga a conta só no final do mês e tem quem invista quantias significativas nesse prazer, coisa de três a quatro mil reais mensais. É sério! A fidelidade é recompensada na parede da Bulldog: clientes fiéis ganham uma foto (bem produzida) na galeria!

Galeria dos clientes fiéis

Galeria dos clientes fiéis (foto SM)

O bar oferece uma seleção de drinks e bebidas, de gin tônica, whiskys e conhaques até cerveja artesanal e vinho do porto. A manipulação de comida não é permitida pelas características do local, então para comer há apenas alguns petiscos, como castanhas e pistaches. Quem quiser uma sala reservada, é só solicitar.

A loja tem acessórios para charutos, como esse umidor

A loja tem acessórios para charutos, como esse umidor (foto SM)

A tabacaria Bulldog fica na Rua General Aristides Athayde Júnior, 254, no Bigorrilho. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, domingo, das 15h às 19h. Informações: 3029-1299.