Comida vegetariana: saudável

Comida vegetariana: saudável

Neste sábado e domingo, dias 18 e 19, a Chácara Shanti Gaia abre a cozinha para aqueles que desejam explorar as peculiaridades dos alimentos, através de um curso sobre culinária vegetariana: “No curso, procuro em dois dias usar os mais variados ingredientes em pratos salgados, bolos, sorvetes, sopas, quiches, sobremesas e também usar farinhas sem glúten para fazer pães e bolos”, diz Malu Krelling, que ministra o curso.

A dieta vegetariana é tão remota quanto a própria existência humana, acredita-se que nossos primeiros ancestrais, os Australopithecus Anamensis, alimentavam-se de frutas, folhas e sementes convivendo em harmonia com os animais. Sendo pilar de várias religiões e filosofias como a hindu e o budismo, é uma alimentação que se foca em vegetais, sem o consumo de outros seres do reino animal.

Malu Krelling

Malu Krelling

Segundo pesquisa do IBOPE Media, em 2012 cerca de 11% da população curitibana seguia essa dieta.  No entanto, existem divergências quanto a esta alimentação, muitos acreditam que não é possível suprir todas as necessidades do organismo ou mesmo que a comida é ruim. Malú não apenas quebra tais paradigmas através de uma gastronomia criativa e saborosa, como insiste em disseminar essa ideia através de seus cursos. Ela começou a dominar a cozinha vegetariana ao se dedicar ao yoga “Logo que entrei no yoga aprendi sobre o sofrimento animal. Como bióloga de formação nunca até então havia pensado a respeito disto. Depois veio a questão ambiental e a saúde”, conta.

Levando em conta a saúde, uma pesquisa da Universidade Adventista de Loma Linda, nos Estados Unidos diz que os vegetarianos podem ter entre 5 e 10 anos a mais de vida. Outros dados apresentados pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostraram que uma dieta vegetariana reduz o risco de doenças cardíacas em 32%. A pesquisa também apresenta que os vegetarianos são mais magros e não costumam ter diabetes.  “Só tem benefícios, o paladar é acentuado, se aprende a diferenciar diversos sabores e também entender a funcionalidade dos alimentos”, afirma Malú, e ainda completa: “Recomendo a todos que queiram experimentar o novo, o diferente e dar –se esta oportunidade, sem medo de ser feliz!”.

Frutas desidratadas

Frutas desidratadas

Sobre Malu Krelling

Aos 56 anos, Malu Krelling é uma daquelas pessoas que exalam conhecimento, maturidade e proximidade. Biolóloga de formação, parapsicóloga e pós-graduada em Psicologia Transpessoal dedicou grande parte de sua vida aos estudos e a instrução do yoga. Master em Neurolinguística e Terapeuta Ayurvédica com formação na Índia, vive em Jaraguá do Sul, onde dirige o Espaço Surya Yoga.

Fotos: Vanessa Leal