unnamed (8)

Um festival de criatividade na cozinha. Essa é a expectativa para os bares participantes do Comida di Buteco . O concurso, que já existe há 16 anos e nesta edição chega a Curitiba, tem como regra escolher a cada ano um tema para os petiscos que serão apresentados e julgados pelo público. Desta vez o escolhido foi frutas. Já imaginou o que vai dar?

A intenção, segundo o gerente regional do projeto, Filipe Pereira, é desafiar ainda mais a criatividade dos botequeiros e promover a pesquisa culinária. E afinal, temos frutas regionais maravilhosas, então esse lado também pode ser incentivado.

Em edições anteriores temas como jiló, especiarias e queijo minas já foram os eleitos. Em todas as edições a regra é a mesma: o ingrediente escolhido não precisa ser o protagonista do tira-gosto. Ele pode aparecer como molho, tempero e até decoração do prato.

Pinhão é tecnicamente semente, será que vai valer nas receitas de Curitiba?

Pinhão é tecnicamente semente, será que vai valer nas receitas de Curitiba?

O concurso

O Comida di Buteco acontece em Curitiba e outras 19 cidades de 10 de abril a 03 de maio. Criado há 16 anos, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor boteco da cidade, além de promover os estabelecimentos participantes, que são escolhidos a dedo pela organização. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia.

Ao longo dos 24 dias de concurso todos os bares são avaliados pelo público e por jurados. O peso dos votos de cada um deles é de 50% e vai decidir o melhor boteco da cidade. Além do tira-gosto, que contempla 70% da nota, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas.

O Comida di Buteco é o único concurso que elege o vencedor com votação presencial. Cada cliente que provar o petisco recebe uma cédula de votação no bar e tem que dar sua avaliação no local. Nada pode ser feito pela internet. Também é possível votar apenas uma vez em cada bar. Ao final o instituto de pesquisa Vox Populi faz a apuração do grande vencedor.

Alguns números do concurso de 2014:

– 400 mil votos

– 340 mil tira-gostos vendidos

– 3.900 empregos gerados

– 4 milhões de pessoas impactadas

Serviço:

Festival Comida di Buteco Curitiba

De 10/04 a 03/05

www.comidadibuteco.com.br