Carré grelhado (foto divulgação)

Carré de cordeiro do Fazzenda (foto divulgação)

 O inverno está chegando e os termômetros já baixaram. E como todos sabem, o frio é um convite à boa gastronomia! O Fazzenda Park Hotel, um dos melhores hotéis do país para se viajar com a família segundo o site Trivago, tem uma programação especial entre os dias 7 e 9 de julho, chamada de Amantes do Vinho. Com show acústico do cantor Rick Sollo, além de degustações de vinhos nacionais, importados e espumantes, cada refeição – almoço e jantar – terá um cardápio especial. Pratos da culinária alemã, italiana e brasileira prometem desafiar qualquer dieta. Para quem não puder acompanhar de perto, o chef do Fazzenda Park Hotel indica uma das receitas. Que tal preparar um Carré de Cordeiro ao Vinho do Porto com musseline de batata baroa e crispy de cenoura?  Veja a receita:

Ingredientes:

350 g de carré de cordeiro

400 ml de Vinho do Porto Ruby

20 g de cebola

2 dentes de alho

50 g de trigo

80 g de manteiga

150 g de batata Baroa

20 g de creme de leite

1 unidade de cenoura

Sal

Pimenta do reino

Óleo

Modo de preparo:

Limpar os ossos do carré de cordeiro, temperar com sal e pimenta do reino. Reservar. Em uma panela colocar o vinho do porto para reduzir em fogo baixo. Descascar e cortar em pedaços médios a batata baroa. Colocar em uma panela e cobrir com água. Levar ao fogo até que estejam bem macias (espete com o garfo ou prove uma para saber se está bem cozida). As batatas devem ficar macias a ponto de purê. Depois de cozinhar, retirar do fogo e escorrer a água.

Amassar as batatas e voltar a panela ao fogo, com a manteiga e o creme de leite. Mexer sem parar até obter um creme liso, acertar o sal. Reservar. Descascar a cenoura e passar na parte mais fina do ralador, para que forme ‘’fios’’ de cenoura. Fritar por imersão, a 150 C° até ficar crocante.

Numa panela, derreter a manteiga, acrescentar as cebolas em brunoise (cubos pequenos) e refogar. Em seguida, acrescentar a farinha de trigo para fazer o ‘’Roux’’, mexer até incorporar. Depois de dourar, acrescentar o vinho reduzido, mexendo sem parar. Coar e reservar o molho. Conservar essa mistura fora do fogo, mas no calor, enquanto grelha a carne.

Em uma frigideira, colocar um fio de óleo para aquecer. Grelhar os carrés, protegendo os ossos com papel alumínio. Grelhar dos dois lados, até ficar ao ponto. Retirar o papel alumínio e montar o prato.