image004

Quase metade da população brasileira apresenta excesso de peso, que é um fator de risco para doenças crônicas, como as do coração, as quais respondem por 72% dos óbitos no Brasil. A constatação vem do Vigitel 2014 – pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, realizada por inquérito telefônico com 40.853 pessoas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, entre fevereiro a dezembro do último ano, e divulgada em abril. Outro importante fator de risco para as doenças do coração, e que pode ser controlado com hábitos de vida saudáveis, é o colesterol elevado. 

O colesterol é uma gordura responsável por funções essenciais no organismo, já que é parte dos tecidos e dos ossos, além de fazer parte do metabolismo de hormônios e das vitaminas A, D, E e K. Aproximadamente 70% de todo o colesterol presente no corpo é produzido por seu próprio organismo, enquanto apenas 30% é adquirido pela alimentação. Mas e se a taxa de colesterol no sangue estiver elevada? Quais os perigos que isto pode representar?

Segundo o cardiologista Dr. José Rocha Faria Neto, doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP e presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o colesterolé um grande vilão do coração pelo fato de, em excesso, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.

A boa notícia é que há tratamento para o colesterol alto e a alimentação, aliada a hábitos de vida saudáveis, pode fazer toda a diferença, sendo uma importante aliada nesse tratamento e responsável por controlar os níveis de gordura no sangue.

“Opte por alimentos ricos em fibras como frutas e hortaliças, carnes magras e gorduras ‘boas’, a exemplo das presentes no azeite, nozes, amêndoas, peixes e creme vegetal”, sugere a nutricionista Christiane Vitola. “Os alimentos adicionados de fitoesteróis podem ser uma boa estratégia, já que auxiliam na redução do LDL-colesterol, o colesterol ‘ruim’”, acrescenta.

Dicas Valiosas 

Confira, a seguir, alguns alimentos selecionados pela nutricionista Christiane Vitola, que podem auxiliar na redução do colesterol:

Alimentos adicionados de fitoesteróis

Eles têm eficácia comprovada no auxílio da redução da absorção do colesterol e podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como verduras e legumes, e também em alimentos enriquecidos como os cremes vegetais. Utilizando a dose correta, é possível observar os benefícios em 3 semanas de consumo, quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.

Aveia

Rica em fibras, pode auxiliar na diminuição da absorção do colesterol.

Frutas e hortaliças

São ricas em fibras que agem como antioxidantes, protegendo a LDL contra a oxidação.

Óleos vegetais

Óleos vegetais, como canola e soja, são fontes de gorduras poli-insaturadas e, quando  utilizados em substituição à gordura saturada, contribuem para a manutenção dos níveis de colesterol em valores adequados.