Fachada do Vindouro (foto divulgação)

Fachada do Vindouro (foto divulgação)

O restaurante Vindouro realiza nesta quinta-feira, dia 19, um jantar harmonizado com vinhos da premiada Vinícola Guaspari, localizada no interior de São Paulo. Será a partir das 20 horas e contará com a presença do consultor técnico de produção, Luiz Barbui.  Convites custam R$ 195 por pessoa, incluindo menu, uma taça de 100ml por vinho e água.  Confira abaixo o cardápio e os vinhos degustados:

MENU 

Couvert

Pães artesanais, manteiga e patê

Entrada

Ostras gratinadas ao Beurre Blanc

Harmonização: Vista da Pedra 2015 Sauvignon Blanc

Medalha de recomendação no concurso Decanter World Wine Awards 2016.

Untuoso, consistente e com boa acidez, este vinho é marcado por aromas intensos, com notas de café verde, seguidos por um acabamento fresco e vegetal. Sua fermentação é feita em parte em tanques de concreto em formato de ovo – tecnologia muito usada para vinhos brancos em Bordeaux e na Borgonha, e no Brasil ainda exclusiva da Guaspari. Os tanques de concreto proporcionam a vantagem da micro-oxigenação e uma fermentação muito equilibrada.

Primeiro Prato

Ravioli de cordeiro com cogumelos

Harmonização: Vale da Pedra 2015 Syrah 

Medalha de prata pela Decanter World Wine Awards com 93 pontos

Vinho de cor rubi, apresenta aromas de frutas vermelhas: amora e framboesa, adicionados a um leve toque de chocolate amargo. Agradável em boca com taninos macios e redondos. Maturação em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso, onde o vinho estagia de 6 a 8 meses. Após engarrafado, permanece na cave durante 4 meses. 

Segundo prato

Mignon ao molho roquefort com risoto milanês

Harmonização: Vista da Serra 2014 – Syrah  e Vista da Mata 2015 -cabernet sauvignon /cabernet franc

GUASPARI SYRAH – VISTA DA SERRA 2014

Vinho límpido de cor rubi intensa com reflexos violáceos. Aromas finos e delicados que aliam harmonicamente notas de maturação em carvalho francês, frutas negras e especiarias. Em boca, é um vinho encorpado e bastante equilibrado, de interessante O período de 22 dias de contato entre as partes sólida e líquida foi seguido pela fermentação malolática em barrica. O vinho estagiou por 20 meses em barricas de carvalho francês. 

GUASPARI SYRAH – VISTA DA MATA 2015

Vinho vermelho escuro, com  aromas de especiarias, pimenta preta, café torrado, cacau e frutas negras. Em boca apresenta-se intenso, com taninos maduros e redondos, e uma acidez balanceada. O vinho estagiou por 19 meses em barricas de carvalho francês e após engarrafado descansou por mais 12 meses. 

SOBRE O EVENTO

Investimento:  R$ 195,00 (menu + 1 taça de 100ml por vinho + água).

Vagas limitadas – Reservas: 3027-0700

Rua Guarda mor Lustosa, 129 – Juvevê – Curitiba – PR

SOBRE A VINÍCOLA

Distante 200 km da cidade de São Paulo, Espírito Santo do Pinhal fica na fronteira com o Estado de Minas Gerais. As características da região foram registradas como favoráveis à viticultura já no início do século XIX pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, quando esteve no Brasil.

Altitudes entre 1.000 m e 1.300 m, as noites frescas e a ótima insolação durante o dia proporcionam uma amplitude térmica entre 10ºC e 12ºC na época da colheita, semelhante à das grandes regiões europeias. Soma-se a isso um solo seco – com boa drenagem – e granítico, o que é especialmente indicado para uvas destinadas à produção de vinhos de alta qualidade. O resultado é um grande terroir.

 O vinho Syrah Vista da Serra 2011 foi apontado como um dos Melhores Vinhos do Novo Mundo e como o melhor vinho tinto nacional na categoria “Soberano” pelo crítico Jorge Lucki em seu ranking publicado no jornal Valor Econômico.

• O vinho Syrah Vista do Chá 2012 foi eleito o 8º melhor vinho do ano no ranking mundial “Top 100 vinhos” da revista Prazeres da Mesa, ao lado de ícones como Vega Sicilia Único e Tondonia, sendo o único vinho brasileiro entre os 10 primeiros colocados.

• O vinho Syrah Vista da Serra 2012 foi considerado um dos melhores vinhos do ano, com 91 de pontuação, pelo Guia de Vinhos 2015/1016 da revista Adega. A publicação, que reúne mais de 550 rótulos produzidos no país, também classifica os vinhos Syrah Vista do Chá 2012 e Sauvignon Blanc 2013, com 90 e 89 pontos, respectivamente.

• Em sua primeira participação no concurso Decanter World Wine Awards 2016, a Vinícola Guaspari foi triplamente premiada, sendo uma destas premiações a medalha de ouro, com o vinho GuaspariSyrah Vista do Chá 2012. O GuaspariSyrah Vista da Serra 2012 recebeu medalha de bronze e o Guaspari Sauvignon Blanc Vista do Café 2013 medalha de recomendação.

Em 2017, a Guaspari conquistou novamente a medalha de ouro, marcando seu bicampeonato no Decanter World Wine Awards. O vinho premiado com 95 pontos foi o GuaspariSyrah Vista do Chá 2014 . Além da medalha de ouro, os rótulos GuaspariSyrah Vista da Serra 2014, Guaspari Viognier Vista do Bosque 2015 e Vale da Pedra tinto 2015 receberam a medalha de prata, com pontuações entre 90 e 93 pontos.

(fonte: Assessoria/restaurante)