Aprenda a sambar até o Carnaval

7 fevereiro, 2018 às 08:20  |  por Juliana Ribeiro

WhatsApp Image 2018-02-05 at 17.34.53

Em alguns dias começa a maior festa do Brasil, o Carnaval, e eu adoro. Tem coisa melhor do que ser bailarina e morar em um país onde música e dança embalam a maior comemoração nacional? Um momento único e lindo de celebração da dança, da música, das tradições, da arte como um todo.

Para quem não sabe de onde vem o samba, ele é um gênero musical que derivou do samba de roda, uma dança com origem africana e que era praticada na Bahia. Assim nasceu o gênero musical e a dança que são expressões genuinamente brasileiras.

E a cada Carnaval é uma alegria ver o país inteiro dançar e mesclar tantos ritmos, seja samba, frevo, funk, até rock! Para quem não é de Curitiba, temos aqui um carnaval bem rock and roll, com festas temáticas e até uma Zombie Walk.

Neste período também surge aquela velha história de que todo brasileiro nasce com o samba no pé. Mas será verdade? Eu acho que somos um povo alegre, que gosta de movimento, de se expressar corporalmente, mas nem todo mundo sabe sambar.

Homens e mulheres sambam de modos diferentes, as mulheres ficam na ponta dos pés e os homens apoiam o calcanhar para dançar. O básico são os movimentos de quadril e, claro, no caso das mulheres, foco na ponta dos pés. O joelho é flexionado um de cada vez e os pés direito e esquerdo alternam-se em frente ao corpo.

Os braços devem ficar ligeiramente abertos e balançados conforme a perna que está na frente. Minha dica é: coloque um samba bem alegre, posicione-se em frente ao espelho e treine bastante. Olhar vídeos também pode ajudar bastante.

De resto, acompanhem as novidades em www.facebook.com/studiojulianaribeiro, pois darei dicas por lá durante a semana ;)

Juliana Ribeiro, coreógrafa e bailarina profissional especializada em dança contemporânea.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>