O significado de um espetáculo

6 dezembro, 2017 às 14:01  |  por Juliana Ribeiro

IMG_7062

Quem dança há algum tempo, ou tem um bailarino na família, sabe que nessa época do ano a programação de espetáculos é intensa. A maioria das escolas organiza apresentações com turmas de diversas modalidades, como ballet, jazz, dança contemporânea e outras.

Em geral, são cerca de 90 minutos de muita arte, cultura, dança e superação. Mas o que está por trás desses 90 minutos de show? Muita coisa. Do ponto de vista dos bailarinos que participam, aquele é um momento vivido desde muitos meses antes. A dedicação para assimilar, compreender e executar a coreografia é sempre uma jornada emocionante.

Não importa quantas vezes você já tenha subido ao palco, os dias que precedem o espetáculo são sempre de apreensão e ansiedade. Um filme passa pela cabeça, além de muitas perguntas. Vou dar conta? Sei todos os passos? E se eu errar? Todas as respostas serão encontradas apenas naqueles 90 minutos.

Do ponto de vista dos professores, diretores e coreógrafos, a ansiedade é igual. Ver acontecer, pelo movimento dos alunos, uma montagem idealizada, criada e ensinada por eles durante muito tempo é extremamente gratificante. É como estar no palco sem estar. Isso sem falar em toda a preparação paralela, de harmonização da música, figurino, cenário.

Quem vê isso acontecer de dentro do processo – como é o meu caso – sabe que naqueles 90 minutos cabem 365 dias de sonhos, amor e trabalho. A todos os envolvidos nessa arte tão apaixonante, desejo maravilhosos espetáculos!

Juliana Ribeiro, coreógrafa e bailarina profissional especializada em dança contemporânea.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>