Você sabe o que é improviso na dança?

2 fevereiro, 2018 às 08:06  |  por Juliana Ribeiro

WhatsApp Image 2017-10-23 at 11.33.18

Você já ouviu falar em aula de improvisação ou recebeu convites nas redes sociais para práticas de improvisação e ficou pensando o que seria isso? Eu explico: o improviso é uma das vertentes mais lindas da dança contemporânea, onde a liberdade é celebrada.

No improviso os movimentos não seguem um caminho programado e a expressão não tem limites. O ponto de partida neste tipo de dança é o outro, ou seja, a interação com outros bailarinos.  Esta vertente surgiu nos anos 60, nos Estados Unidos, quando artistas se reuniam para executar uma coreografia criada na hora, sem ensaio, sem pré-definição alguma.

As performances de improvisação normalmente acontecem em espaços públicos onde há fluxo de pessoas, se possível possibilitando a interação entre bailarinos e espectadores. Para os leigos pode parecer sem sentido, mas a improvisação é também um exercício de sentir e olhar outro ser humano, sem invadir seu espaço e respeitando o que seu corpo transmite naquele momento. É preciso interagir sem perder a noção de privacidade, com perfeita noção do que o outro está apto a fazer, exceto, é claro, em dinâmicas artísticas em que a ausência de limite esteja em pauta.

As aulas de improvisação são super dinâmicas e livres, não é preciso uma roupa específica, não é preciso ter uma formação em determinada modalidade, não há faixa etária ideal, nem peso ou sexo. Ela é livre. Eu recomendo inclusive para atores, pessoas tímidas, profissionais que vivenciam muito stress, enfim, ela é terapêutica. Você sente a música, interage, troca energias e movimenta-se de acordo com o que sente no momento.

Para quem já estuda dança ou tem formação profissional, as aulas de improviso servem para quebrar certas barreiras e estimular a criatividade. É um exercício importante para entender o próprio corpo, o corpo do outro e a relação estabelecida com a dança, é uma ferramenta de descoberta.

Juliana Ribeiro, coreógrafa e bailarina profissional especializada em dança contemporânea.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>