Você desperta atenção positiva?

28 março, 2017 às 22:00  |  por Dani Amorim
Imagem: reprodução Forebrain.com.br

Imagem: reprodução forebrain.com.br

 

Conhecimentos técnicos e inteligência emocional são importantes características para uma boa reputação profissional e para a conquista de uma posição de destaque no ambiente de trabalho. Porém, não são suficientes. Além delas, é preciso cuidar do que chamo de “atenção positiva”.

Atenção positiva é o que desejamos das pessoas e de outros profissionais quando estamos em algum momento de interação, seja reunião, palestra, diálogo, ou quando simplesmente somos vistos. Ela acontece quando conseguimos provocar sensações agradáveis que geram empatia e curiosidade a nosso respeito, contribuindo para a formação de uma imagem positiva sobre quem somos e o que fazemos.

Há uma dupla responsável por isso: a comunicação verbal e a comunicação não-verbal. Ambas são igualmente relevantes no contexto profissional e, por isso, devem ser tratadas com a mesma preocupação.

Abrindo aqui um parêntese, algumas fontes citam que 93% da eficiência de nossa comunicação está relacionada à comunicação não-verbal e apenas 7%, à comunicação verbal. Essa é uma informação equivocada, baseada numa interpretação incorreta do estudo realizado por Albert Mehrabian, psicólogo e professor da Universidade de Los Angeles, especialista em comunicação interpessoal, em meados dos anos 60. Como o próprio autor alerta, se você já viu essa informação antes, sugiro que pondere! Afinal, se apenas 7% da eficiência de nossa comunicação se devesse às palavras, penso que os idiomas logo seriam abolidos da Terra.

Voltando ao centro da questão, além do conhecimento técnico, existem artifícios de comunicação não-verbal que contribuem para o despertar da atenção positiva, permitindo ao profissional transmitir uma imagem ainda mais interessante sobre si, capaz de prender a atenção e curiosidade dos seus interlocutores pelas suas palavras. Apresento alguns deles:

Contato visual – O famoso “olho no olho” é o principal elemento de comunicação de credibilidade e deve ser levado a sério tanto em conversas de longa duração como num simples “oi”. Demonstra transparência sobre quem você é e transmite segurança à outra pessoa. Entretanto, deve-se cuidar para que esse contato não seja fixo e penetrante, pois dessa forma provoca desconforto no interlocutor e pode indicar flerte. Uma dica para manter contato visual contínuo durante um diálogo é imaginar um triângulo no meio do rosto do interlocutor, entre os olhos, nariz e testa, e assim “passear” o olhar por esses pontos.

Impacto na chegada – A forma como adentramos um ambiente dá indicações às pessoas que estão nos observando sobre quem somos (personalidade, educação) e como estamos (sentimento e condição momentânea), gerando uma atenção positiva ou negativa a nosso respeito. É importante ter firmeza, presença e elegância, mesmo numa chegada silenciosa.

Sorriso – O sorriso verdadeiro é a expressão máxima do estar bem consigo mesmo e tem o poder de atrair as pessoas. Funciona como um sinal de “pode chegar até mim”, demonstrando acessibilidade e deixando um residual altamente positivo.

Firmeza ao caminhar – A postura ao caminhar pode nos fazer parecer fortes e autoconfiantes ou extremante vulneráveis. Pelo jeito de andar e pela postura dos ombros, é possível identificar atributos sobre nossa personalidade e também o quanto estamos nos sentindo confortáveis em determinada ocasião.

Aperto de mão – O aperto de mão deve ser firme, envolver toda a palma da mão e ser olhos nos olhos. Um aperto de mão sem firmeza ou um “aperto de dedos” pode gerar uma atenção negativa já nos primeiros segundos de interação.

Paralinguagem – A voz também é um importante recurso capaz de atrair atenção positiva, influenciada pela entonação, volume e velocidade. Por exemplo: pessoas que falam num único tom são vistas como cansativas e inseguras. Pessoas que falam com entonação mais grave, transmitem mais credibilidade e influência.

Aparência – Uma roupa alinhada reforça a credibilidade e ganha pontos a favor do profissional, transmitindo a ideia de cuidado e bom gosto. Não significa usar peças caras e de marcas famosas, mas sim de bom caimento, adequado ao seu tipo físico, em excelente estado de conservação e, principalmente, em adequação aos ambientes que serão visitados e às ocasiões que serão vivenciadas no dia. Parece simples, mas muitos profissionais não são atentos a isso e, automaticamente, abrem oportunidades para que os seus colegas se destaquem.

Esses são apenas alguns exemplos de recursos que possibilitam atrair a atenção positiva, sendo que todos eles podem ser habilidades natas ou desenvolvidas. É importante ter a consciência de que a atenção positiva se conquista todos os dias, por isso é essencial que se mantenha uma consistência na sua aparência, comportamento e linguagem corporal a fim de consolidar uma reputação favorável às suas conquistas pessoais e profissionais.

Bag straps: multiplique a sua bolsa!

21 março, 2017 às 18:03  |  por Dani Amorim
FENDI em Tóquio, 2016 | Imagem: reprodução vogue.globo.com

FENDI em Tóquio, 2016 | Imagem reprodução: vogue.globo.com

 

Você já ouviu falar nas bag straps? São bolsas com alças removíveis que começaram a circular no universo fashionista no início do ano passado e ainda permanecem em alta. A ideia é ter várias bolsas em uma só e assim conseguir diversificar o visual de uma maneira cool e super atual.

Os primeiros modelos de bag straps surgiram em coleções de marcas famosas como Fendi, Prada, Valentino, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton. Dispensável dizer que eram inacessíveis para o bolso da maioria das mulheres, já que cada alça valia muito mais que as próprias bolsas de outras marcas que compramos por aqui: cerca de 1.000 dólares cada uma.

FENDI. Imagem reprodução: neimanmarcus.com

FENDI. Imagem reprodução: neimanmarcus.com

 

Valentino

VALENTINO

Prada Reprodução Net a Porter com 2

PRADA. Imagem reprodução: netaporter.com

Fendi. Imagem reprodução: Neiman Marcus

Duas felizes notícias: 1) marcas nacionais mais acessíveis já incorporaram as bag straps em suas coleções e 2) se você tiver uma bolsa com ganchinho para alça, você já pode agora procurar a sua bag strap e abusar da criatividade nas trocas de alças.

Passeando pela Shoestock, em São Paulo, no último fim de semana, encontrei uma prateleira recheada dessas alças e já aproveitei para atualizar a minha bolsa! E mais: além de escolher a alça conforme o gosto do freguês, ainda é possível customizar a sua bolsa – a customização de roupas e acessórios está super em alta no mundo fashion, pois permitem a cada um dar o seu toque exclusivo de personalidade a um produto massificado.

 

Bolsa: Schutz | Alça animal print: Schutz | Alça spike: Shoestock | Imagem: acervo pessoal

Bolsa: Schutz | Alça animal print: Schutz | Alça spike: Shoestock | Imagem: acervo pessoal

bolsa shoestock

Bolsa e customização: Shoestock | Imagem: acervo pessoal

 

Uma dica para a vida! Melhor do que ter várias bolsas “mais ou menos” para o dia a dia (e ainda ficar naquela missão de trocar tudo de uma para outra a cada saída) é ter duas bolsas de boa qualidade e coringas. Para acertar na escolha, o segredo é investir em cores neutras que combinem com tudo: uma preta + uma off white ou uma preta + uma caramelo. Com essas duas cores, é certo que você terá bolsa para qualquer look que irá vestir. Se quiser incrementar o closet com um modelo colorido, os tons de vermelho e vinho caem muito bem em visuais mais modernos.

Quer mais dicas sobre como escolher uma bolsa coringa e ideal? Deixe seu comentário aqui no post que logo, logo eu respondo ;)

Gravidez com estilo e consciência de consumo

14 março, 2017 às 15:32  |  por Dani Amorim
Foto: Nina Vilas Boas | Produção: Dani Amorim Consultoria de Imagem | Direitos reservados

Foto: Nina Vilas Boas | Produção: Dani Amorim Consultoria de Imagem | Direitos reservados

 

A gestação é uma fase que compreende muitas transformações na vida da mulher, tanto emocionais como físicas. Um mundo novo começa a surgir e, com ele, também muitas dúvidas naturais no processo. Algumas delas relacionadas a forma de se vestir e de como continuar se sentindo a mesma mulher conforme a barriga vai crescendo ao longo dos meses.

Assim como em qualquer outro momento da vida, vestir-se durante a gravidez pede atenção a alguns pontos essenciais:
- o que fica melhor no corpo em cada fase de transição?
- que truques usar para valorizar a silhueta?
- que peças são importantes ter no guarda-roupa?
- como passar 9 meses de mudanças físicas sem comprar em excesso?
- que características devem ser observadas nas peças antes de comprar para que elas durem o máximo possível?

Manter o estilo durante a gravidez, aliado ao conforto, é ponto-chave para a autoestima feminina durante esse período tão abençoado. Olhar-se no espelho e continuar se reconhecendo e se sentindo bonita traz sentimentos positivos de bem-estar, autoconfiança e segurança que só fazem bem à mamãe e ao bebê.

Normalmente, por volta do quarto mês, a barriguinha começa a dar aquele “boom” de crescimento e as roupas começam a apertar. Nesse momento, é hora de ir às primeiras compras com a consciência de que se pode e deve seguir um estilo pessoal, otimizando o investimento para aproveitar as roupas o máximo possível. Selecionei aqui três dicas bem práticas que podem ajudar nesse processo.

Os modelos de calças e shorts com o cós de elástico são os melhores para essa fase e, se bem escolhidas, podem durar até o puerpério. A boa notícia é que cada vez mais as calças de gestante, seja jeans ou de outros tecidos, estão ficando menos com cara de calça de grávida. Algumas marcas de calça jeans, por exemplo, já fazem até mesmo a parte do elástico revestida com o próprio jeans superflexível, em vez do tradicional suplex. Uma dica importante para escolher uma calça jeans que dure até o último mês: ao provar, coloque a palma da mão fechada por dentro da calça, no cós, na altura da costura que divide o elástico e o jeans. O tecido deve ter elasticidade suficiente para não apertar esse um palmo e sua calça ainda servir até os nove meses. E nada de comprar uma numeração maior que a usual. O indicado é ir até uma loja especializada para comprar peças na sua numeração, adequadas à silhueta gestante.

Imagem reprodução: Solo Infantil

Imagem reprodução: Solo Infantil

 

Invista em peças coringas, que sejam fáceis de combinar. O grande truque de style durante a gestação é investir ainda mais em acessórios e terceiras peças. Colares, coletes e blazers têm o poder de deixar um mesmo look com uma cara totalmente diferente. Cintos de elástico e de amarrar também são grandes aliados das gravidinhas. Com a barriga ainda pequena, usar o cinto abaixo dela costuma deixar o visual mais arrumado. Já com a barriga maior, na maioria das vezes, o melhor é usar o cinto acima da barriga. São detalhes que deixam a silhueta mais equilibrada e harmoniosa.

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Outro ponto importante está relacionado às estampas. Regrinha básica: estampas grandes e estampas com fundo claro aumentam o volume visual da área onde está sendo usada. Por isso, estampas pequenas e médias geralmente produzem um efeito mais favorável.

Imagem reprodução: encontrodeamigas.wordpress.com

Imagem reprodução: encontrodeamigas.wordpress.com

 

É muito comum vestir uma peça e não se gostar, sem saber o porquê. E nesses casos, também é muito comum, nós mulheres, atribuirmos a culpa do que estamos vendo à falta de nossa beleza. Tudo errado! Somos todas lindas e maravilhosas, o segredo está em escolher coisas que nos valorizam e nos fazem brilhar ainda mais. E claro que isso vale para qualquer fase da vida.

Ah, e como muitas futuras mamães escolhem fazer um ensaio fotográfico para registrar o momento, aí vai uma dica especial: ao escolher o seu look, avalie se você normalmente usaria essa roupa no ambiente em que irá fotografar. Se não conseguir se imaginar usando, melhor trocar para não parecer uma situação forçada, a não ser que as fotos adotem um estilo artístico. As fotos no estilo life style – em casa, na praia, no quartinho do bebê, em momentos do dia a dia – são super atuais e transmitem, com muito mais naturalidade e autenticidade, todo o amor e a beleza do momento.

Foto: Nina Vilas Boas | Produção: Dani Amorim Consultoria de Imagem | Direitos reservados

Foto: Nina Vilas Boas | Produção: Dani Amorim Consultoria de Imagem | Direitos reservados

Foto: Nina Vilas Boas | Produção: Dani Amorim Consultoria de Imagem | Direitos reservados

Foto: Nina Vilas Boas | Produção: Dani Amorim Consultoria de Imagem | Direitos reservados

Homens, vamos caprichar!

8 março, 2017 às 08:49  |  por Dani Amorim

No Dia Internacional da Mulher, vamos falar de um assunto para os homens. Atenção, homens! Esse papo de imagem pessoal e profissional vale igualmente para o universo masculino. Hoje em dia, os cuidados com a aparência e a postura, seja no ambiente pessoal ou no profissional, é algo exigido de todos os gêneros.

Muito já se falou a respeito dos homens metrossexuais, e é fato que já não existem tantos tabus sobre esse assunto. Cuidar de si mesmo e da aparência faz parte do jogo do mundo atual, onde é preciso se destacar pelo conteúdo e pela embalagem para que as oportunidades surjam mais facilmente ou não sejam simplesmente desperdiçadas. Como já disse Alexandre Taleb, em seu livro “Moda Masculina: guia prático para o homem contemporâneo”: mais do que tornar um homem bem-vestido, é preciso transformá-lo em alguém que influencie positivamente a maneira como os outros o percebem, fazendo com que essa percepção se converta em oportunidades, seja no trabalho, seja na vida pessoal.

Falando em vida pessoal, nós, mulheres, adoramos ser presenteadas com as suas pequenas gentilezas e também com um estilo daqueles que faz brilhar os olhos!

Assim como no mundo feminino, existem sete estilos principais no universo masculino: criativo, elegante, esportivo, romântico, sexy, tradicional e urbano. Todos têm o seu estilo, talvez ele apenas não tenha sido descoberto e potencializado.

Apresento aqui um pouquinho de cada um:

Homens com estilo criativo são mais ousados em suas combinações e não têm medo de arriscar na mistura de cores e estampas de suas roupas. A roupa é um evidente statement de sua personalidade.

Jared Leto

Jared Leto

 

Homens com estilo elegante são mais refinados em sua postura e no visual. Normalmente têm uma aparência impecável e gostam de cores neutras, tom sobre tom, peças de alta qualidade e alfaiataria.

Roberto Justus

Roberto Justus

 

O estilo romântico adota elementos que transitam entre o casual e o rústico, cores mais claras e leves. Batas, peças em linho, acessórios em madeira.

Fábio Jr.

Fábio Jr.

 

O estilo esportivo é caracterizado pelo conforto e espontaneidade. Prezam por roupas práticas e fáceis de combinar e, por isso, uma mesma peça normalmente é repetida no seu guarda-roupa. Camisetas brancas, camisas e calças jeans são sempre presentes. Vestir-se em camadas é uma das suas características principais.

Cauã Reymond

Cauã Reymond

 

Homens com estilo tradicional têm um perfil mais conservador. As roupas são, geralmente, de marcas tradicionais, em cores neutras e sem o risco de errar nas combinações.

Willian Borner. Créditos: Johnson Parraguez Photorionews | Xande Nolasco | Delson Silva AgNews

William Bonner. Créditos imagens: Johnson Parraguez Photorionews | Xande Nolasco | Delson Silva AgNews

 

Homens com estilo sexy gostam de chamar atenção pela forma de se vestir. Peças justas que valorizam o corpo e definem a silhueta são as mais usadas.

Brad Pitt. Créditos imagens: SplashNews-WireImage | Just Jared

Brad Pitt. Créditos imagens: SplashNews-WireImage | Just Jared

 

E, por último, homens com estilo urbano são mais ousados e inusitados na forma de vestir. Apoderam-se de itens da moda masculina, tecidos tecnológicos e marcantes e contraste de cores.

David Beckham. Crédito imagem: DailyMail

David Beckham. Fonte: DailyMail

 

Conhecer o seu próprio estilo é o primeiro passo para transmitir uma imagem de confiança e favorável a si mesmo.  Afinal, quem não se admira ao ver um homem bem vestido, bem cuidado, perfumado, educado, inteligente, ético, cavalheiro e companheiro? Listinha grande? Nem tanto quanto a imensa lista de qualidades das Mulheres Maravilhas do mundo moderno, que tanto se esforçam no dia a dia e devem ser reconhecidas, cuidadas e aliviadas de suas tarefas.

Por isso, nesse Dia Internacional da Mulher, pense em como você poderia homenagear as mulheres da sua vida cuidando mais de si mesmo todos os dias, deixando-as ainda mais orgulhosas por tudo o que elas fazem para você e por você. E, óbvio, apoie e incentive-as a fazer o mesmo por elas mesmas, sempre. Afinal de contas, a beleza e a gentileza contagiam.

Muito além do “gostei” ou “não gostei”

1 março, 2017 às 14:41  |  por Dani Amorim

Quem nunca viu uma roupa ou um acessório na amiga e se apaixonou, mas depois de provar a empolgação se ofuscou? Não é novidade que uma coisa que fica bem para uma pessoa pode não ficar bem para outra, mas existem algumas explicações técnicas bem plausíveis para isso, que inclusive são as responsáveis por nos fazer refletir e evitar compras impulsivas. Na maior parte dos casos, uma escolha assertiva vai muito além de um simples gostei ou não gostei. Quase sempre, depende!

Depende do seu estilo. Existem sete estilos principais que permeiam o universo feminino: tradicional, elegante, moderno, esportivo, romântico, criativo e sensual. O ideal é nos reconhecermos bem em três deles para que tenhamos uma imagem consistente e que, de fato, represente a nossa personalidade. Transitar por todos os estilos não é impossível, mas certamente é sinal de problemas. Quer saber um sintoma claro de falta de definição do seu estilo pessoal? Ter um guarda-roupa cheio de peças e achar que nunca tem o que vestir. Portanto, esse autoconhecimento é essencial, não apenas para manter um guarda-roupa inteligente, mas também para transmitir uma imagem de credibilidade e que agregue valor para a sua própria pessoa. Exemplo prático: posso me apaixonar na vitrine por uma blusa florida com detalhes em renda, porém, se meu estilo não for romântico, certamente terei dificuldade de usá-la ao chegar em casa e tentar combinar com outras peças. Ou seja, não basta gostar, é preciso que a roupa represente quem você é.

Pinterest

Pinterest

 

Depende da sua paleta de cores. As cores exercem um papel importante em nosso visual. Quando próximas ao rosto, elas têm o poder de valorizar a nossa aparência ou de provocar um efeito negativo, destacando olheiras, sinais de expressão e transmitindo uma aparência cansada. E isso varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem um conjunto de cores que harmonizam melhor com o seu tom de pele. Por isso, nem sempre gostar de uma cor é o suficiente para você escolhê-la na roupa que irá usar.

 

Colour Me Beautiful

Colour Me Beautiful

 

Depende do seu biótipo. Ampulheta, retângulo, oval, triângulo e triângulo invertido são os principais biótipos femininos. Ter consciência sobre o seu tipo de corpo e estar preparada para fazer escolhas que valorizem o que você gosta nele e disfarcem o que não gosta é ponto essencial na hora de comprar. Depois de gostar muito de uma peça, avalie se o modelo ou corte está adequado para você. Com o tempo, a gente já consegue saber só de olhar, mas provar também é muito importante. Se você for daquelas pessoas que acham que nada fica em bom em você, talvez esteja provando as peças erradas. Nesse caso, procure mudar as suas escolhas e dê uma chance para peças que você não gosta numa primeira impressão. Pode ser que, depois de provar, você mude de ideia. As lojas de departamento, com o sistema de autoatendimento, são ótimos locais para fazer isso.

girlsandbangs.com

girlsandbangs.com

 

Depende do seu estilo de vida. Amo muito salto alto, porém, o meu estilo de vida atual pede sapatos mais baixos e confortáveis. Ou seja, por mais que eu goste, não faz sentido encher a sapateira com saltos belíssimos, sendo que não é deles que eu preciso no meu dia a dia. O mesmo acontece com roupas e acessórios. Parece óbvio, mas dá uma olhadinha aí no seu guarda-roupa e veja qual foi a última vez que você caiu nessa armadilha!

Reunindo essas dicas aqui, fica fácil evitar as compras por impulso, daquelas que ficam permanentemente estacionadas no guarda-roupa e a gente se arrepende. Portanto, depois de gostar muito de alguma coisa, pergunte a si mesma: está coerente com o meu estilo pessoal? essa cor fica bem em mim? esse modelo valoriza o meu biótipo? o meu estilo de vida me permite usar essa peça em várias ocasiões?

Em geral, essas dicas também valem para os homens, adaptando-se os estilos pessoais e os biótipos. Assunto para o post da próxima semana ;)

10 truques de style para alongar a silhueta – e não é com salto alto!

21 fevereiro, 2017 às 22:16  |  por Dani Amorim

O post dessa semana vai especialmente para as mulheres. Parecer mais alta é o que muitas de nós queremos, e existem alguns recursos que nos permitem criar essa impressão, sem necessariamente subir no salto alto. Afinal, não é todo dia que a rotina permite passar o dia todo em cima do salto e nem mesmo estamos dispostas a isso. Numa época em que as tendências de moda assumiram a importância do conforto nos pés femininos (tênis e outros flatforms estão super em alta no verão e continuarão com força total nas próximas estações), é hora de aproveitar para se sentir linda e confortável, independente da altura que você tiver. Então, selecionei aqui 10 dicas quentíssimas que alongam a silhueta para provar que salto 15 não é a única salvação!

 

Look monocromático

Escolher a mesma cor para a parte de cima e para a parte de baixo do seu look é um truque certeiro para alongar a silhueta. Visuais que seguem essa linha e optam por cores sóbrias, também transmitem uma imagem muito elegante. Para não parecer muito óbvia na composição, uma dica extra é: brinque com a mistura de texturas entre as peças e cuide com as cores muito vibrantes para não correr o risco de chamar atenção negativamente.

Olivia Culpo | Miroslava Duma | Bruna Marquezine

Olivia Culpo | Miroslava Duma | Bruna Marquezine

 

Cintura alta

Marcar a cintura exatamente na sua linha ou levemente acima faz com que as suas pernas pareçam mais longas e, consequentemente, você pareça mais alta. Você pode fazer isso colocando a blusa por dentro da calça, saia ou shorts, com ou sem cinto. Por isso, cuide com peças que têm o cós muito baixo, pois elas fazem o efeito contrário e achatam a silhueta. Da mesma forma, blusas muito compridas, na altura do quadril para baixo, aumentam o comprimento do tronco e diminuem o comprimento das pernas, diminuindo visualmente a sua altura. Aliás, olha só que legal: já ouvi muitas clientes me afirmarem categoricamente “eu não posso usar saia longa porque sou baixinha”. Gente, nós podemos tudo (ou quase tudo!) que queremos, basta saber usar! Ou seja, se você tem essa convicção, apodere-se desse truque da cintura alta e também do look monocrático e depois me conte o resultado ;)

Blog Juliana Parisi | Nati Vozza | Vanessa Jackman

Blog Juliana Parisi | Nati Vozza | Vanessa Jackman

 

Cinto fino ou médio

Harmonia é uma palavra-chave na hora de se vestir e nós só conseguimos alcançá-la se respeitarmos as nossas proporções corporais. Se você for toda miudinha, um cinto muito grosso ficará desproporcional, enquanto e o cinto fino ficará ideal. Isso porque ele não dividirá a sua silhueta na metade e ficará de acordo com as suas proporções.

taofeminino.com.br

taofeminino.com.br

 

Sapato nude ou da cor da calça

Muita gente sabe da dica do sapato nude, mas não é sempre que ela vale. Quando você estiver usando saia ou shorts, optar por um calçado dessa cor passa a impressão de que as suas pernas são mais longas, especialmente se o modelo deixar o peito do pé livre. E aqui vale uma atenção importante: o seu nude pode ser diferente do meu nude. Ou seja, o nude ideal para você é aquele que se aproxima o máximo possível do seu tom de pele. E por que a dica do nude não vale a qualquer momento? Porque, quando você estiver usando uma calça preta, por exemplo, um sapato preto irá causar o efeito que desejamos aqui, pois criará uma continuidade das pernas. Isso funciona com calças justas e, especialmente, com calças no modelo flare.

Negin Mirsalehi | Fashion Coolture | Fashion Coolture

Negin Mirsalehi | Fashion Coolture | Fashion Coolture

 

Sapato de bico fino

Bicos finos, em calçados de salto, em sapatilhas e até mesmo em tênis, sempre alongam a silhueta. E mais: normalmente transmitem um visual mais elegante do que os bicos arredondados.

Career Girl Daily | Jessica Alba | Steal The Look

Career Girl Daily | Jessica Alba | Steal The Look

 

Cabelo preso para o alto

Sim, até o cabelo pode dar uma ajudinha! Prender o cabelo fazendo volume na parte de cima da cabeça faz a gente ganhar alguns centímetros a mais. Pode ser um coque, um rabo de cavalo bem alto ou mesmo aquela arrumadinha no estilo penteado moicano, com cabelo preso ou solto.

Isadora Guedes (à direita)

Isadora Guedes (à direita)

 

Cabelo curto ou médio

Faça o teste: o seu cabelo está passando da linha do sutiã nas costas? Caso sim, provavelmente você está se deixando parecer mais baixa. Se desejar o efeito contrário, cabelos curtos e médios são ideais.

Leticia Spiller | Deborah Secco

Leticia Spiller | Deborah Secco

 

Listras verticais

Vamos lembrar uma regrinha básica: listras horizontais aumentam o volume para os lados e listras verticais aumentam o volume para cima e para baixo. Portanto, listras verticais alongam a silhueta. Mas, como a toda regra existe uma exceção: se as listras forem muito grossas, por mais que sejam verticais, elas não conseguirão criar essa ilusão.

taofeminino.com.br | Fash For Fashion

taofeminino.com.br | Fash For Fashion

 

Casacos curtos

Anota aí: casacos muito compridos, que passem do ossinho do quadril, achatam a silhueta. “Ah, então nosso posso usar?” Claro que pode! É só optar por um look monocromático que você já consegue amenizar o efeito do comprimento. Só não se esqueça de conferir se o comprimento da manga está correto para o seu braço. Manga sobrando nunca! A não ser que você consiga dobrá-la e essa dobra agregue um estilo a mais ao visual. Do contrário, ficará parecendo que você pegou a roupa emprestada.

Animale | Fash For Fashion

Animale | Fash For Fashion

 

Decote V

Costumo dizer que o decote V é o mais democrático entre os decotes, pois valoriza todos os biótipos. Se você tem seios grandes, é o decote perfeito. Como mostra mais área de pele, dá a impressão de um corpo mais longilíneo.

Cia de Moda

Cia de Moda

 

Sempre gosto de reforçar: cada uma de nós deve se sentir bem e bonita como é. Se algo não agrada e se estiver ao seu alcance corrigir, vale se apoderar de truques para melhorar. O importante é que a sua imagem consiga transmitir todo o potencial intelectual e emocional que existe dentro de você e que tudo isso esteja alinhado com os seus objetivos pessoais e profissionais.

Tem mais dúvidas e gostaria de vê-las esclarecidas por aqui? Deixe o seu comentário ou me envie um email. Logo, logo eu respondo ;)

A importância da consistência entre sua imagem pessoal e profissional

14 fevereiro, 2017 às 22:02  |  por Dani Amorim

Imagem consistente

 

Vejo muitos profissionais não perceberem a importância de se estabelecer uma conexão entre a imagem e a postura desejadas no ambiente de trabalho e a imagem e a postura adotadas nos momentos de lazer. Por mais que os ambientes e as circunstâncias sejam completamente diferentes, você é uma única pessoa e a forma de se comportar e de se apresentar influencia na imagem profissional que está construindo, independente do lugar. É uma questão de consistência.

Imagine a situação: você está passeando no shopping, no final de semana, e encontra o presidente da empresa ou um cliente importante. Nesse momento, você pensa: “xi, hoje não era dia de encontrar ninguém, não saí arrumado para isso.” A situação parece familiar? Então, o ideal é que, nesse e em qualquer outro momento inesperado, você também esteja preparado para transmitir uma boa imagem pessoal. Estará num momento de lazer, mas nem por isso mal apresentável. Isso gera confiabilidade e transmite uma mensagem de responsabilidade e sucesso, já que existe uma consistência entre o eu que se vê no trabalho e o eu que se vê fora dele.

Num mundo em que as pessoas cada vez mais questionam regras e acreditam que podem ser qualquer coisa, em qualquer lugar, manter o mínimo de consistência é uma forma de desenvolver uma vantagem competitiva. De fato, nós podemos ser o que quisermos, só precisamos estar atentos aos nossos objetivos profissionais e às oportunidades que podemos deixar de aproveitar por ter uma conduta que difere muito de um local para o outro. Vale para a forma de se vestir e também para a forma de se comportar, seja no ambiente físico ou no ambiente virtual.

A ideia é gerenciar a sua imagem pessoal para que ela possa transmitir a mesma mensagem de qualidade que transmite no ambiente corporativo.  As coisas precisam estar minimamente alinhadas – claro, se isso fizer parte dos seus objetivos de crescimento profissional.

Há tempos já se tornou rotina entre os profissionais de recrutamento vasculhar a internet para saber mais sobre o perfil de candidatos em processos de seleção. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos Robert Half, 44% dos recrutadores apontam que aspectos negativos nas redes sociais seriam suficientes para desclassificar um candidato. Mais uma prova de que, hoje, isolar o seu papel profissional do pessoal é tarefa praticamente impossível.

Se a sua imagem ou postura transmite mensagens inconsistentes, as pessoas podem se sentir inseguras em relação a você e às suas entregas. Mais uma vez, coerência e consistência são importantes e se tornaram diferencial competitivo no mercado atual.

Com que roupa eu vou… trabalhar?

27 janeiro, 2017 às 12:36  |  por Dani Amorim

A chegada das gerações Y e Z ao mundo corporativo tem provocado algumas mudanças no código de vestuário das empresas. Cada vez mais, vemos as empresas aderirem a um dresscode informal, no qual os funcionários têm a liberdade de levar um pouco mais do seu estilo pessoal para o ambiente de trabalho. Apesar disso, ainda não vale tudo. E mais do que respeitar códigos, é importante ter consciência de que a imagem profissional é um aspecto influente na carreira e está permanentemente em avaliação.

Portanto, aí vão algumas dicas valiosas que diferenciam alguns códigos de formalidade x informalidade:

 

_ Cores quentes são consideradas informais, enquanto cores frias são mais formais. Antes de escolher uma blusa muito colorida, avalie se o seu ambiente de trabalho permite esse maior nível de informalidade. Se você estiver num ambiente formal e gostar de cores, dê preferência às cores de pedras preciosas (rubi, esmeralda, safira, ametista…). Elas dão vida e personalidade ao visual formal, desde que usadas em blusas ou acessórios mais discretos.

 

cores

 

_O visual formal é composto por poucas estampas, geralmente pequenas e geométricas, com pouco contraste entre as cores. Já o informal está livre para estampas grandes, com baixo ou alto contraste de cores, sendo elas estampas florais, abstratas, étnicas, de bichos.

 

estampas

Crédito imagem: Glossy House

 

_Tecidos sem textura ou com textura discreta são mais usados nos looks formais. Quanto mais textura no visual, mais informal é o resultado.

 

textura Victoria Beckham

Victoria Beckham

 

_Acessórios grandes e chamativos devem ser reservados para momentos de lazer. Mesmo nos ambientes mais informais, eles podem agir como sabotares da sua própria imagem, pois desviam a atenção do seu interlocutor, que fica dividida entre o acessório e o que você tem de mais importante para falar. Quanto mais acessórios, mais informal o look.

 

steel the look

Crédito imagem: Steel the Look

 

_Nos sapatos, solas e bicos mais finos são mais formais, enquanto solas e bicos mais grossos são mais informais.

 

sapato

Crédito imagem: Arezzo

 

Pessoas que se vestem melhor e de maneira profissional são percebidas de forma mais positiva. Para acertar nas suas escolhas, é importante entender os valores da empresa onde trabalha e qual imagem ela deseja transmitir, adequando a sua personalidade e ao seu estilo pessoal.

E, por último, por mais que a sua empresa seja informal, uma dica muito importante é avaliar a agenda do dia antes de escolher a sua roupa. Se tiver uma reunião com cliente cujo nível de formalidade é maior, será preciso acompanhá-lo.

Tem dúvidas sobre outros pontos e gostaria de ver aqui no blog? Deixe seu comentário aqui no post ou mande e-mail para contato@daniamorim.com.br ;)

O poder das cores na sua imagem pessoal

27 janeiro, 2017 às 12:35  |  por Dani Amorim

As cores são fortes agentes em nossa comunicação pessoal, pois têm o poder de transmitir o que estamos sentindo e de provocar estímulos conscientes e inconscientes em quem nos observa.

Isso não acontece apenas na moda, mas em todas as áreas que permeiam a nossa vida. Por exemplo, a identidade visual do McDonalds é amarela e vermelha, pois essas são cores capazes de estimular a sensação de apetite e consumo imediato. A cor da marca Unimed é verde, já que essa cor transmite tranquilidade e está associada à saúde. Da Gol Linhas Aéreas é o laranja, uma vez que transmite sensação de energia, força, cordialidade, gentileza. Inúmeros casos poderiam ser listados aqui, porém o objetivo é saber que a escolha da cor pode ter a mesma relevância ao se vestir.

Normalmente, as pessoas não escolhem uma cor porque ela é boa para si, mas simplesmente porque gostam dela. O que nem todas sabem é que a escolha da cor certa pode agir a favor da sua beleza natural e também das emoções provocadas nos seus interlocutores ao longo do dia, seja em conversas particulares ou em importantes reuniões de negociação.

 

*Sobre a beleza natural*

Quando colocadas próximas ao rosto, as cores exercem um importante impacto sobre as nossas características faciais. Elas ressaltam ou suavizam linhas de expressão e carregam ou amenizam sombras de olheiras e outras manchinhas. Na consultoria de imagem, existem técnicas de análise de coloração pessoal que permitem identificar qual paleta de cores mais valoriza a sua pele.

 

*Sobre as emoções provocadas*

Estudos mostram que cada cor age em uma região diferente do cérebro, provocando emoções distintas em quem a usa e em quem a vê. As cores transmitem uma mensagem não verbal importante no ambiente corporativo e, por esse motivo, podem ser escolhidas conforme a mensagem que você deseja transmitir no seu dia:

Preto: elegância, poder, autoridade e formalidade.

Azul-marinho: elegância, honestidade, integridade, confiabilidade e conservadorismo.

Azul-claro: comunicação e sociabilidade.

Cinza-claro: neutralidade, indecisão.

Cinza-chumbo: autoridade, conservadorismo, refinamento.

Marrom: estabilidade, resistência a mudanças.

Branco: serenidade, simplicidade, confiabilidade.

Laranja: criatividade, motivação, dinamismo.

Vermelho: força, coragem, ousadia, sensualidade.

Rosa: sutileza e confiabilidade.

Verde: equilíbrio, ponderação, coerência.

Amarelo: transparência, excitação, abertura a novas ideias.

efeito das cores no seu cérebro

 

Em entrevistas de emprego, azul-marinho, cinza-chumbo e branco são cores sóbrias e funcionam perfeitamente para você não pecar pelo excesso nem pela simplicidade. Os acessórios podem ser usados como um ponto de cor e personalidade no visual, mas nada de usar elementos muito chamativos. Em palestras ou situações que nos expõem à atenção do público por tempo prolongado, o vermelho deve ser usado com cuidado, pois pode ser uma cor cansativa.

Agora que sabemos de tudo isso, é só praticar!

A primeira impressão é a que fica

27 janeiro, 2017 às 11:22  |  por Dani Amorim

Você está olhando uma gôndola de supermercado, pesquisando sobre uma categoria de produtos que nunca havia comprado. Ao olhar as opções disponíveis, certamente será atraído, em primeiro lugar, pelas caraterísticas visuais das embalagens. É o primeiro aspecto de influência na sua escolha, que irá fazer com que você se interesse ou não a conhecer melhor o produto. Depois irá avaliar preço e informações do rótulo. Decidirá levar e, se o conteúdo for bom, voltará a comprar.

Quando nós olhamos uma pessoa pela primeira vez  (e me refiro especialmente à importância desse assunto no ambiente corporativo), algo semelhante a isso acontece. Primeiro reparamos em aspectos físicos e depois decidimos quanta atenção daremos a ela. E isso não acontece de modo racional – talvez você esteja pensando que não reage dessa maneira e que considera esse comportamento um julgamento artificial, pois o importante é o conteúdo. Você tem a sua razão e eu também acredito na relevância indiscutível do conteúdo, porém, antes de chegar até ele, é preciso aprovar a embalagem.

Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Nova Iorque, Tufts e Harvard, publicado na revista Nature Neuroscience, em 2009, investigou os mecanismos cerebrais que dão suporte às impressões formadas imediatamente após conhecermos alguém. Duas regiões do cérebro mostraram atividade significativa ao serem expostas a essas situações: a amígdala e o córtex cingular.

A amígdala cerebral é a principal responsável pelo processamento de respostas emocionais (como medo e ansiedade) e pelo armazenamento de memórias de eventos emocionais. Ela também desempenha um papel importante na interpretação da linguagem corporal e expressões faciais, especialmente quando indica uma ameaça. Já o córtex cingulado posterior está envolvido na atenção, memória, motivação e tomada de decisão. Ele desempenha um papel importante na avaliação de risco e na avaliação de recompensas ou resultados esperados.

Isso significa que as primeiras impressões que formamos sobre alguém estão relacionadas a um fenômeno fisiológico e não podem ser controladas. Acontece em milésimos de segundos, sem que tenhamos tempo de pensar. Por outro lado, há uma coisa que podemos fazer: gerenciar os elementos visuais que compõem a nossa imagem pessoal a nosso favor, procurando minimizar ou eliminar os ruídos que podemos causar nas primeiras impressões que deixamos para as outras pessoas.

Nem sempre temos a oportunidade de um segundo contato ou de ganhar a atenção que gostaríamos para mostrar o nosso conteúdo. Portanto, acertar nas primeiras impressões pode ser um ponto valioso, especialmente no ambiente profissional.