O jogo das proporções: estampas

19 julho, 2017 às 22:14  |  por Dani Amorim

Conhecer o próprio corpo facilita as nossas escolhas diante da moda. São inúmeras as ofertas do mercado em relação ao que podemos vestir, mas é fato que nem tudo o que está nas lojas fica bem em mim ou em você. E isso não é novidade! O importante é saber que isso acontece não pelo fato de não termos um corpo com as medidas que gostaríamos, mas simplesmente porque existem cortes, tecidos, modelos, cores e estampas que valorizam mais ou menos determinadas silhuetas.

Existem muitos recursos que nos permitem equilibrar a aparência, e gosto de enquadrá-los no que chamo de “jogo das proporções”. Entre os elementos que citei acima, hoje vamos usar as estampas para entender um pouquinho melhor essa história.

 

FUNDO CLARO X FUNDO ESCURO

Estampas com fundo claro aumentam visualmente a área onde estão sendo usadas. Já as estampas com fundo escuro agem como emagrecedoras.

estampas fundo claro e escuro baixo fundo claro e escuro cima

 

LISTRAS HORIZONTAIS X LISTRAS VERTICAIS

Sempre ouvimos dizer que listras horizontais aumentam, enquanto listras verticais alongam e diminuem. Verdade? Depende! Quando observamos as imagens abaixo, percebemos que sim, a estampa vertical cria a impressão de um corpo mais longilíneo.

 

estampas listra vertical e horizontal

 
Mas, quando observamos as próximas imagens, lembramos rapidamente que, para toda regra, há exceções! E o que talvez nunca tenham lhe contado é que o tamanho das listras influencia muito nessa regrinha. Na imagem seguinte, note como o volume do quadril parece o mesmo ou até menor quando as listras são menores e horizontais.

 

estampa listra fina e grossa

 
E na próxima sequência, olha só que interessante: quanto maior a listra, maior parece a área onde está sendo usada. E isso vale para estampas de uma forma geral.

 

estampas listras verticais

Ao escolher roupas listradas, lembre-se que as listras menos espaçadas e com tamanhos irregulares são aquelas que mais cumprem o papel de alongar ou disfarçar!

 

ESTAMPAS GRANDES X ESTAMPAS PEQUENAS

O ideal é que as estampas tenham um tamanho proporcional ao corpo que irá usá-las. Nesse sentido, se você for toda pequenininha, é interessante evitar as estampas muito grandes e espaçadas. Por outro lado, se você tiver uma silhueta maior, talvez seja melhor evitar as estampas muito pequenas. Os grafismos em tamanho médio são os mais democráticos.

 
Com esses exemplos, tenho certeza de que você já conseguiu entender melhor como pode brincar com o jogo das proporções e conseguir olhar para as inúmeras opções nas araras e filtrar, de cara, aquilo que vai te deixar mais contente com você mesma ao se olhar no espelho. Tem quadril largo e ombros estreitos? Use os truques para aumentar a região do seu tronco e diminuir o quadril. Tem ombros largos e quadril estreito? Use os truques para criar mais volume na sua parte de baixo e diminuir a parte de cima. Agora é só você compreender os seus próprios objetivos e tirar o máximo proveito das dicas para sair ganhando com uma imagem que a faz se sentir mais bonita, segura e autoconfiante.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>