O frio está chegando e, com ele, também chega a hora de redescobrir as peças de inverno que estavam escondidinhas no guarda-roupa. Entre elas, os casacos!

Os casacos são aquele tipo de peça que não é preciso ter muitas, mas sim poucas e excelentes opções. Como são itens mais caros, além de uma cor coringa que combine com tudo – ou quase tudo – é indispensável prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer a peça ser perfeita para você.

Por isso, selecionei aqui sete dicas na hora de você escolher o seu próximo companheiro de dias frios:

 

Comprimento

Casacos muito compridos, que passam da linha do joelho, podem achatar a silhueta das mais baixinhas. Se você tem menos de 1,60m, a sugestão é optar por modelos que terminem um pouco acima do joelho.

Se você tem o quadril volumoso, evite modelos que terminem na parte mais larga do quadril caso não queira destacá-lo ainda mais. Os modelos que caem melhor nesse tipo de silhueta são aqueles que terminam um pouco abaixo da linha do quadril.

 

Comprimento ideal para mais baixas. Imagem: reprodução stealthelook.com.br

Comprimento ideal para as mais baixas | Imagem: reprodução stealthelook.com.br

 

Imagem: reprodução gosto-disto.com

Modelo mais comprido | Imagem: reprodução gosto-disto.com

Modelo termina na linha maior do quadril, ressaltando a região. |  Imagem: reprodução fieroshop.com.br

Modelo termina na linha maior do quadril, ressaltando a região | Imagem: reprodução fieroshop.com.br

 

Manga

Os modelos mais tradicionais costumam ter a manga mais larga. Portanto, se você deseja um visual mais atual, procure casacos com a manga mais ajustada ao braço e com a cava curta.

Atente-se também para o comprimento das mangas. O correto é ir até o punho ou um pouquinho abaixo dele. Nada de cobrir a palma da mão ou uma parte dela, pois passará a impressão de que você emprestou o casaco de alguém. Nesses casos, o melhor é ajustar.

 

Manga slim | Imagem: reprodução 1001consejos.com

Manga slim | Imagem: reprodução 1001consejos.com

 

Lapela

Um jeito simples de acertar na lapela é pensar que o tamanho deve ser inversamente proporcional ao volume do seu tronco e busto! Tem muito busto? Opte por lapela média ou fina. Tem pouco busto? Lapelas grandes criam um volume favorável na região.

Lapelas grandes também ajudam a equilibrar a silhueta de mulheres que têm o quadril volumoso.

Atenção! Se você for toda miudinha, cuidado para não abusar muito do tamanho da lapela, pois poderá ficar desproporcional.

 

Lapela ampla | Imagem: reprodução aliexpress.com

Lapela ampla | Imagem: reprodução aliexpress.com

 

Botões

Duas fileiras de botões (abotoamento duplo) ampliam a região do busto e tendem a deixar a silhueta reta. Portanto, se você tem muito busto, gordurinhas no abdômen ou a cintura mais reta, melhor optar pelos modelos com abotoamento simples e corte acinturado.

 

Abotoamento duplo | Imagem: megashopsul.com.br

Abotoamento duplo | Imagem: megashopsul.com.br

 

Abotoamento simples | omgoutfitideas.com

Abotoamento simples | omgoutfitideas.com

 

Ombros

Ombreiras volumosas já saíram de cena há algum tempo. Então o melhor é preferir modelos com ombreiras discretas, usadas apenas para dar melhor caimento da peça no corpo. Uma dica importante e que nem sempre é levada a sério: a costura entre o final do ombro e começo da manga deve ficar exatamente alinhada com o final do seu ombro, do contrário, o casaco parecerá maior que você.

 

Cintura

Casacos acinturados são mais femininos que os casacos com corte reto e valorizam mais a silhueta de qualquer biótipo. Cortes retos ou quadrados ficam melhores em modelos mais ousados para não cair num visual muito tradicional.

 

Corte reto | Imagem: reprodução southmoltonststyle.com e fashionmenow.co.uk/

Corte reto | Imagem: reprodução southmoltonststyle.com e fashionmenow.co.uk

 

Detalhes

Para mulheres que têm mais volume na região do busto: evite zíper, bolsos, botões grandes e outros detalhes chamativos nessa região.

Para mulheres que têm mais volume na região do quadril: evite os mesmos itens citados acima na região da quadril, assim como os modelos com cinto que apertam muito a cintura e dão a impressão de alargar a parte de baixo (a não ser que compense com uma lapela grande).

Para mulheres que têm ombros grandes: evite detalhes chamativos nos ombros e abuse dos bolsos grandes e detalhes na região do quadril.

 

Se você tem mais alguma dúvida que não abordei aqui, manda pra mim por e-mail ou nos comentários que ficarei feliz em responder 😉