Imagem: reprodução Forebrain.com.br

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Conhecimentos técnicos e inteligência emocional são importantes características para uma boa reputação profissional e para a conquista de uma posição de destaque no ambiente de trabalho. Porém, não são suficientes. Além delas, é preciso cuidar do que chamo de “atenção positiva”.

Atenção positiva é o que desejamos das pessoas e de outros profissionais quando estamos em algum momento de interação, seja reunião, palestra, diálogo, ou quando simplesmente somos vistos. Ela acontece quando conseguimos provocar sensações agradáveis que geram empatia e curiosidade a nosso respeito, contribuindo para a formação de uma imagem positiva sobre quem somos e o que fazemos.

Há uma dupla responsável por isso: a comunicação verbal e a comunicação não-verbal. Ambas são igualmente relevantes no contexto profissional e, por isso, devem ser tratadas com a mesma preocupação.

Abrindo aqui um parêntese, algumas fontes citam que 93% da eficiência de nossa comunicação está relacionada à comunicação não-verbal e apenas 7%, à comunicação verbal. Essa é uma informação equivocada, baseada numa interpretação incorreta do estudo realizado por Albert Mehrabian, psicólogo e professor da Universidade de Los Angeles, especialista em comunicação interpessoal, em meados dos anos 60. Como o próprio autor alerta, se você já viu essa informação antes, sugiro que pondere! Afinal, se apenas 7% da eficiência de nossa comunicação se devesse às palavras, penso que os idiomas logo seriam abolidos da Terra.

Voltando ao centro da questão, além do conhecimento técnico, existem artifícios de comunicação não-verbal que contribuem para o despertar da atenção positiva, permitindo ao profissional transmitir uma imagem ainda mais interessante sobre si, capaz de prender a atenção e curiosidade dos seus interlocutores pelas suas palavras. Apresento alguns deles:

Contato visual – O famoso “olho no olho” é o principal elemento de comunicação de credibilidade e deve ser levado a sério tanto em conversas de longa duração como num simples “oi”. Demonstra transparência sobre quem você é e transmite segurança à outra pessoa. Entretanto, deve-se cuidar para que esse contato não seja fixo e penetrante, pois dessa forma provoca desconforto no interlocutor e pode indicar flerte. Uma dica para manter contato visual contínuo durante um diálogo é imaginar um triângulo no meio do rosto do interlocutor, entre os olhos, nariz e testa, e assim “passear” o olhar por esses pontos.

Impacto na chegada – A forma como adentramos um ambiente dá indicações às pessoas que estão nos observando sobre quem somos (personalidade, educação) e como estamos (sentimento e condição momentânea), gerando uma atenção positiva ou negativa a nosso respeito. É importante ter firmeza, presença e elegância, mesmo numa chegada silenciosa.

Sorriso – O sorriso verdadeiro é a expressão máxima do estar bem consigo mesmo e tem o poder de atrair as pessoas. Funciona como um sinal de “pode chegar até mim”, demonstrando acessibilidade e deixando um residual altamente positivo.

Firmeza ao caminhar – A postura ao caminhar pode nos fazer parecer fortes e autoconfiantes ou extremante vulneráveis. Pelo jeito de andar e pela postura dos ombros, é possível identificar atributos sobre nossa personalidade e também o quanto estamos nos sentindo confortáveis em determinada ocasião.

Aperto de mão – O aperto de mão deve ser firme, envolver toda a palma da mão e ser olhos nos olhos. Um aperto de mão sem firmeza ou um “aperto de dedos” pode gerar uma atenção negativa já nos primeiros segundos de interação.

Paralinguagem – A voz também é um importante recurso capaz de atrair atenção positiva, influenciada pela entonação, volume e velocidade. Por exemplo: pessoas que falam num único tom são vistas como cansativas e inseguras. Pessoas que falam com entonação mais grave, transmitem mais credibilidade e influência.

Aparência – Uma roupa alinhada reforça a credibilidade e ganha pontos a favor do profissional, transmitindo a ideia de cuidado e bom gosto. Não significa usar peças caras e de marcas famosas, mas sim de bom caimento, adequado ao seu tipo físico, em excelente estado de conservação e, principalmente, em adequação aos ambientes que serão visitados e às ocasiões que serão vivenciadas no dia. Parece simples, mas muitos profissionais não são atentos a isso e, automaticamente, abrem oportunidades para que os seus colegas se destaquem.

Esses são apenas alguns exemplos de recursos que possibilitam atrair a atenção positiva, sendo que todos eles podem ser habilidades natas ou desenvolvidas. É importante ter a consciência de que a atenção positiva se conquista todos os dias, por isso é essencial que se mantenha uma consistência na sua aparência, comportamento e linguagem corporal a fim de consolidar uma reputação favorável às suas conquistas pessoais e profissionais.