Baixas temperaturas trazem, além da boa sensação do frio, uma grande preocupação com uso das baterias de carro. Nessa época do ano, o índice de troca desse item é superior devido alguns problemas gerados pelas baixas temperaturas. Segundo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, as baterias veiculares podem apresentar baixo rendimento, ou não funcionamento, devido uma série de problemas, muitas vezes não percebidos pelo motorista. Se o veículo tiver dificuldade em colocar o motor em funcionamento, pode ser um indicador que a bateria já está com algum problema, explica o engenheiro.
 
Os veículos automotivos são equipados com baterias chumbo-ácido, que trabalham com reações químicas para seu funcionamento. Nos dias em que as temperaturas estão elevadas, essas baterias reagem mais rápido e em temperaturas mais baixas reage mais lentamente tornando a partida mais lenta e dificultando o funcionamento do motor.
 
Caso a bateria não consiga dar partida no veículo em um dia frio, o correto é fazer uma transferência de carga de outra bateria e em seguida leva-la para uma análise. Leve em uma oficina especializada para que possam passar um diagnóstico correto da vida útil da bateria. Não é recomendado o famoso ‘tranco’ para fazer o carro pegar; essa atitude pode provocar avarias mecânicas na transmissão e no catalisador, ressalta Vanni.
 
Em relação ao combustível usado, muitos motoristas abastecem os carros com gasolina, já que seu ponto de ebulição é superior ao do etanol, evitando assim demoras na partida em dias frios. O engenheiro explica que, desde que a bateria esteja em boas condições e o sistema de partida a frio funcionando corretamente, não há necessidade em alterar o combustível conforme a temperatura do ambiente.
 
Carros flex: tanquinho sempre abastecido
 
Quando lançados no Brasil, os carros com motores flexíveis à abastecimento vinham com um reservatório de gasolina acoplado ao motor para injetar o combustível e, assim, fazer o motor do veículo funcionar em dias frios. 
 
O engenheiro da DPaschoal ressalta que, para que a partida do motor seja rápida, eficiente e não exija tanto da bateria, é importante manter esse reservatório sempre abastecido. A falta de gasolina no ‘tanquinho’ aumenta o tempo de partida do motor em temperaturas baixas, forçando a bateria e podendo, futuramente, provocar falhas na mesma.