A Prefeitura de Araucária iniciou, na semana passada, os serviços de iluminação entre a alça de ligação da Avenida das Araucárias e a Rodovia do Xisto. A iniciativa complementa as obras de recuperação da área, que está recebendo recapeamento pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), atendendo uma solicitação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, feita em julho deste ano.

Estão sendo instalados no local três super postes de 22 metros de altura, com oito lâmpadas em cada poste. É um total de 9600 W de potência, que vai trazer mais segurança à população e ao trânsito da região.

Por ter sido feito o reaproveitamento de postes que se encontravam ociosos, a Prefeitura conseguiu atender uma antiga reivindicação dos munícipes com um baixo investimento.

Dentro de sua política de urbanismo, outras melhorias no sistema de iluminação da cidade estão sendo realizadas pelo Governo Municipal.

Trechos estratégicos, como a área conhecida como “Morro da Pérola”, no Centro, são um dos locais que ficaram mais bem iluminados, ao receberem um aumento de potência de 70 para 100 watts. As ruas que recebem o benefício são: Sete de Setembro, Máximo Cantador, Joaquim Ramos Ribeiro, Onze de Fevereiro, José Sanegaglia, Adelino Basso, além do trecho final da Rua João Antônio Xavier. 

Técnicos da SMUR afirmam que as 39 luminárias, de alto rendimento, instaladas nessas vias são modernas, eficientes, duráveis e econômicas, equiparando-as às da Linha Verde e às da Avenida Sete de Setembro, em Curitiba.

Outras regiões do centro, próximas ao Jardim Augusta, também receberam o aumento de potência. Trata-se da Rua Paulo Alves Pinto, entre a Pedro Druszcz e a Maria de Lourdes Grabowski Kampa, que ganhou novas luminárias com lâmpadas de 400 watts de potência. Estas ruas foram escolhidas por estarem se tornando uma via importante de escoamento de veículos entre o Centro e os bairros.

Segundo o secretário de Urbanismo, Mario Torres, a implementação de novas luminárias e o aumento de potência das lâmpadas são algumas das ações de reestruturação do sistema de iluminação de Araucária. “Mais luminosidade nas ruas resulta em mais conforto, segurança e qualidade de vida para os munícipes”, afirmou.