A Assembléia Legislativa demonstrou mais uma vez que não está nenhum pouco interessada em levar a séria as investigações sobre denúncias contra o governo Requião. A anunciada “pizza” da Comissão Especial de Investigação da Publicidade, que deve encerrar os trabalhos na semana que vem sem ter recebido sequer um documento do governo, coloca novamente em xeque a credibilidade do parlamento estadual, já abalado pelos sucessivos escândalos.


Sem moral
O caso da CEI da Publicidade é praticamente idêntico ao da CPI dos Grampos, criada na esteira da prisão do policial civil Délcio Razera, no final do ano passado, que terminou sem começar. A cada episódio desses, os deputados – em especial os da base do governo Requião – se desmoralizam cada vez mais.


Promessa
“Se o governo imagina que o enterro da CEI sobre gastos com propaganda vai livrá-lo da responsabilidade, está totalmente enganado”. A frase indignada é do deputado estadual Marcelo Rangel (PPS).O deputado já esperava o desfecho, uma vez que o presidente da comissão sempre impediu o andamento dos trabalhos e o secretário da Comunicação do governo Requião sequer enviou as informações demandadas.


Critérios
O relator da CEI, Reni Pereira,  por sua vez, disse quevai propor que a Assembléia legisle sobre o assunto, para criar critérios legais para o uso dos recursos públicos em propaganda.



Programa
A ex-deputada federal Dra. Clair continua acreditando que o PMDB vai lhe dar alguma chance de disputar a prefeitura de Curitiba. Apresentou esta semana um esboço de um plano de governo para o município.


Patrão mandou
Por mais louvável que sejam as intenções da ex-deputada, o fato é que a escolha do candidato peemedebista à sucessão do prefeito Beto Richa (PSDB) é um jogo de cartas marcadas. O próprio presidente municipal do partido, Doático Santos, já disse com todas as letras que o escolhido é o reitor da UFPR, Carlos Moreira, por um motivo muito simples: é a vontade do governador Roberto Requião. Como no PMDB não tem ninguém capaz de desafiá-lo, fica tudo por isso mesmo.


Cumprindo tabela
Entre os próprios dirigentes peemedebistas, alguns deles muito próximos do governador, os prognósticos para as eleições de 2008 são funestas. Eles admitem que não tem candidato viável e competitivo para disputar com Beto Richa, e nem mesmo com o PT de Gleisi Hoffmann ou o PPS de Rubens Bueno.


Tucanas
O PSDB, por sua vez,  paranaense prepara um evento para o próximo dia 14, em Curitiba, voltado para o público feminino.. “A mulher está dentro deste grupo e deve participar porque faz uma diferença muito grande. É o início de uma nova cara no PSDB”, resume a presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Fernanda Richa.


Diferença
Enquanto Requião e sua turma coleciona brigas com Deus e o mundo, o prefeito Beto Richa surfa na onda de boas notícias. Na semana que vem, recebe prêmio como o melhor prefeito das capitais brasileiras. E mantém-se longe das rixas palacianas.


Em alta
Áreas exclusivas para estacionar bicicletas em shoppings e hipermercados é o que prevê projeto aprovado em primeiro turno por unanimidade na Câmara de Curitiba.  O número de vagas para ciclistas deverá corresponder a 5% das destinadas aos automóveis .


Em baixa
O PT paranaense  caminha célere para se tornar um “partido ônibus”, como já é o PMDB, sem qualquer coerência ideológica. No Paraná, o partido agora negocia a filiação dos deputados Dr Batista (PMN), e Chico Noroeste (PR).