A natureza como solução para adaptação às alterações climáticas será o tema principal do debate entre organizações brasileiras e estrangeiras em um dos side events da 23ª Sessão da Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, realizado em Bonn, na Alemanha, nesta terça-feira, dia 14 de novembro, às 15 horas.

O evento faz parte de mobilizações realizadas também pelo setor empresarial e sociedade civil para apresentar iniciativas que possam contribuir para o cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, sigla em inglês), que são as metas estabelecidas pelos Governos durante a COP21, para o Acordo de Paris. Realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o evento tem em parceria de European Commission, IEFE – Bocconi University, SPVS, UNDP Tunisia e World Bank, que irão levar suas experiências dentro do tema proposto. O encontro tem como objetivo discutir o papel dos serviços dos ecossistemas na adaptação, os impactos das alterações climáticas e os riscos de desastres associados, com base em estudos de caso de sucesso implementados em zonas costeiras, rurais e urbanas, a partir de diferentes perspectivas.

“Dentro desse foco, a Fundação Grupo Boticário vai levar a ideia principal do nosso trabalho e mostrar como fomos capazes de influenciar o desenvolvimento do Plano Nacional de Adaptação à Mudança no Clima. No Brasil, o número de projetos com Adaptação à base de Ecossistemas (AbE) ainda é incipiente, no entanto, as poucas experiências encontradas demonstram o potencial dessa estratégia, considerando sua efetividade e custo-benefício”, explica Juliana Ribeiro, analista de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário e uma das palestrantes do evento.