Em 2010, a notícia da tentativa de suicídio de uma jovem chinesa de 22 anos chamou a atenção do mundo todo. Vestida de noiva, a jovem – que foi abandonada pelo noivo -, atirou-se do sétimo andar de um edifício para terminar sua vida. Entretanto, seu vestido ficou preso no parapeito da janela, o que permitiu que ela fosse resgatada por um policial. A notícia é só o ponto de partida para o desenvolvimento do espetáculo de Roger Batista.

Na peça, a atriz Amanda Amaral é uma noiva que vê passar diante dos olhos toda sua vida de frustrações, nos breves minutos em que fica pendurada no parapeito da janela. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção nas imagens da tentativa do suicídio foi o olhar desolado da moça. A partir disso, pensamos o texto de forma a poder dar a ela a oportunidade de explicar as razões que a levaram a se jogar do alto do edifício. É como se ela tivesse uma chance de explicar para as pessoas o motivo de estar naquela situação patética, conta Batista.

Elaborada como uma tragicomédia, a peça transporta o fato ocorrido em 2010 para uma outra realidade, uma outra cidade, em um outro tempo, nos quais a personagem, também ela uma noiva, leva a público uma reflexão sobre a sua vida até aquele momento. Drama e humor se intercalam e em não raros momentos em que nos pegamos rindo e chorando ao mesmo tempo. No relato de oportunidades perdidas, conflitos mal resolvidos e coisas inacabadas que ela acumulou ao longo dos anos. Fomos do sétimo para o oitavo andar – eu morava no 8º andar quando escrevi o texto – para propor uma reflexão individual sobre quem é a personagem e quem ela poderia ser se suas escolhas fossem outras, se ela não tivesse se esquecido dela mesma, algo que é compartilhado com o público de forma leve, emotiva e, às vezes, engraçada, comenta o diretor.

Sinopse O 8º Andar

Pendendo de um prédio no centro da cidade ela interroga-se sobre sua trajetória até ali. Um impulso que seria o grande final de sua vida é ironicamente interrompido por mais uma ação impensada. Mas dessa vez suas tentativas falhas, seus planos mirabolantes sem sucesso e suas emoções caladas se veem diante do que seria uma última chance de fazer melhor ou a despedida de uma vida de escolhas equivocadas e atropeladas. Um vestido branco, o que seria sua última roupa, pode virar sua segunda chance . Uma tragicomédia sobre as relações humanas, sobre os nossos vizinhos do lado. Sobre acertos e erros, sobre quando nos esquecemos de nós por algum tempo.

 

Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Roger Batista

Intérprete Criadora: Amanda Amaral

Iluminação: Raul Freitas

Make up: Kelly Eshima

Figurino: Amanda Amaral e Roger Batista

Arte gráfica: Alan Amorim

Making of teaser: Kelly Eshima

Captação de imagens e edição de teaser: Daniel Pereira

Fotos Divulgação: Chico Nogueira

Realização e produção: Cia. Da Síncope [!]

 

Serviço

 

O 8º Andar

De 02 a 19 de outubro
Quintas, sextas e sábados às 19h
Domingos às 18h

Local: Selvática Ações Artísticas

Rua Nunes Machado, 950 – Rebouças

Ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria da casa
R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada

Informações: (41) 3013-5188