Robson: provável titular contra o Fluminense (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba enfrenta o Fluminense nesta segunda-feira (dia 24) às 19 horas, no Couto Pereira, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo terá transmissão pelo Premiere.

Coritiba sem Alef Manga e Fluminense sem Cano

O ponta Alef Manga, artilheiro do Coritiba em 2023 (13 gols em 25 jogos), está fora da partida. Ele foi denunciado pelo Ministério Público acusado de envolvimento com apostadores. O clube ainda não se pronunciou sobre o caso, mas decidiu tirar o jogador desta partida. A tendência, por enquanto, é que ele seja definitivamente afastado.

Pelo lado do Fluminense, o centroavante Germán Cano é o desfalque, suspenso por cartões amarelos. Ele é o jogador com mais gols no futebol brasileiro em 2023, com 27 gols em 37 jogos.

Escalação do Coritiba
Alef Manga não atuou na última partida – empate em 1 a 1 com o Cruzeiro – porque estava suspenso por cartões amarelos. Com isso, o técnico interino Thiago Kosloski deve manter Kaio Cesar do lado esquerdo e Robson do lado direito. E Rodrigo Pinho como centroavante.

Outras opções são Edu para centroavante e Diogo Oliveira (ex-Pumas-MEX) pode fazer sua estreia, entrando pelo lado esquerdo.

Na defesa, o zagueiro Henrique volta de suspensão e disputa posição com Jean Pedroso.

Desfalque por vacinação
O ponta Maurício Garcez ainda não pode estrear pelo Coritiba, porque só tomou vacina contra Covid quando chegou ao Brasil – clique aqui para saber mais.

Lesionados
Seguem fora, em recuperação, o zagueiro Thiago Dombroski, o volante Willian Farias e o meia Boschilia. O volante Liziero está recuperado de contusão, mas não atua há 40 dias e ficou fora da relação de convocados para o jogo.

OS 23 RELACIONADOS
Goleiros: Gabriel, Luan Polli e Marcão
Zagueiros: Bruno Viana, Henrique, Jean Pedroso e Kuscevic
Laterais: Diogo, Jamerson, Natanael e Victor Luis
Volantes: Andrey, Bruno Gomes e Fransérgio
Meio-campistas: Gabriel Silva, Marcelino Moreno e Matheus Bianqui
Pontas: Diogo Oliveira, Kaio César, Robson e Ruan Assis
Centroavantes: Edu e Rodrigo Pinho

Esquema tático
Thiago Kosloski vem armando o Coritiba no 4-1-4-1, com Bruno Gomes como único volante. A linha de quatro do meio-campo tem Marcelino Moreno (centro), Matheus Bianqui (centro), Robson (direita) e Kaio César (esquerda).

O 4-1-4-1 usado pelo Coritiba contra o Cruzeiro (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Invicto
Thiago Kosloski soma três jogos no comando do Coritiba, com duas vitórias e um empate.

Jejum do Flu
O Fluminense não vence como visitante desde 10 de maio — 2 a 0 no Cruzeiro, no Mineirão. Depois, foram sete jogos, seis derrotas e um empate fora de casa.

Escalação do Fluminense
O técnico Fernando Diniz conta com a volta de Keno, após cumprir suspensão. O lugar de Cano deve ficar com Lelê, 25 anos e 1,89 m de altura. Ele fez 14 gols em 15 jogos pelo Volta Redonda no primeiro semestre. Pelo novo clube, dois gols em 21 jogos.

As novidades podem ser as estreias do ponta colombiano Yony González (ex-Corinthians), do meia Daniel (27 anos, ex-Bahia) e do lateral-esquerdo Diogo Barbosa (30 anos, ex-Grêmio, Palmeiras e Coritiba). O zagueiro Marlon, 27 anos, ainda não pode estrear.

O lateral-esquerdo Marcelo (ex-Real Madrid) fica fora devido ao desgaste físico acumulado. Outras baixas são Alexsander, Jorge e Gustavo Apis, em recuperação.

CORITIBA x FLUMINENSE
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique (Jean Pedroso) e Jamerson; Bruno Gomes; Matheus Bianqui, Marcelino Moreno, Kaio César e Robson; Rodrigo Pinho. Técnico: Thiago Kosloski
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André e Lima; Keno, Ganso e Arias; Lelê. Técnico: Fernando Diniz
Árbitri: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Couto Pereira, segunda-feira às 19 horas