Divulgação/Coritiba – Léo Gamalho: de volta ao time

O Coritiba vai enfrentar o Rio Branco hoje às 19h30, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. A partida marca o reencontro do técnico Gustavo Morínigo com o algoz na edição 2021 do campeonato estadual. Em 15 de maio de 2021, o time da capital perdeu por 2 a 1 para esse rival em Paranaguá e acabou eliminado da competição. Desde 1988, a equipe alviverde não era desclassificada já na primeira fase.

O jogo será transmitido por NSports, OneFootball e TV Coxa Prime.

Dos 15 jogadores que atuaram naquele partidas, seis ainda estão no elenco: Luciano Castán, Willian Farias, Val, Igor Paixão, Natanael e Léo Gamalho. Outros nove já deixaram o clube: Wilson; Igor, Wellington Carvalho, Dalberto, Romario, Valdeci, Rafinha, Waguininho e Jhony Douglas.

SÉRIE INVICTA
Se o Coxa sofreu em Paranaguá, no Couto Pereira não tem encontrado problemas para superar o Rio Branco. Nos últimos 13 confrontos entre os dois times na capital, foram oito vitórias do Coxa e cinco empates. A última derrota no local ocorreu em 2007, por 2 a 1. Ou seja, o time da capital tem uma série invicta de 13 partidas como mandante contra esse adversário.

PEDRA NO SAPATO
Além da eliminação em 2021, o Rio Branco passou a incomodar o Coritiba em anos recentes. A única derrota do time do Litoral nesse confronto foi em 2018, na final da Taça Dionísio Filho – o primeiro turno do Campeonato Paranaense daquele ano.

Últimos cinco confrontos
2018 Coritiba 1×1 Rio Branco
2018 Coritiba 3×0 Rio Branco
2019 Coritiba 1×1 Rio Branco
2020 Coritiba 1×1 Rio Branco
2021 Rio Branco 2×1 Coritiba

TÍTULO EM 2018
Foi contra o Rio Branco que o Coritiba ergueu um troféu pela última vez. Em 2018, comandado pelo técnico Sandro Forner, o Coxa venceu por 3 a 0 o time de Paranaguá e ficou com o título da Taça Dionísio Filho, que era o primeiro turno do Paranaense. Na grande decisão do Estadual, porém, o Alviverde acabou derrotado pelo Athletico. Naquela vitória por 3 a 0, os gols foram do centroavante Alecsandro, do ponta Guilherme Parede e do zagueiro Thalisson Khellven.

ELENCO
O Rio Branco conta com o lateral-direito Yan Santos (21 anos, revelado na base do Coritiba), os zagueiros Alex Fraga (35 anos, ex-Athletico) e Guilherme Lacerda (21 anos, ex-Paraná) e o meia/ponta Guilherme Biteco (27 anos, ex-Paraná).

ESCALAÇÃO
O Coritiba não conta com o zagueiro Márcio, suspenso por cartões amarelos, e o lateral-direito Matheus Alexandre, que cumpre suspensão automática pela expulsão em Francisco Beltrão. Outra baixa é o lateral-direito Natanael, que sofreu uma fratura na fíbula. Na lateral-direita, uma opção imediata seria o novato Diogo Batista, 18 anos, mas ele retornou há pouco tempo das férias, já que o calendário do sub-20 é diferente da equipe principal. Outra opção é Val, que atuou na lateral-direita até 2019 e virou volante na Série B de 2020.

O técnico Gustavo Morínigo contará com o retorno do lateral-esquerdo Egídio, do volante Willian Farías e do meia Robinho, que foram poupados da viagem para Francisco Beltrão.

O goleiro Alex Muralha será poupado. O zagueiro Henrique testou positivo para Covid-19 e fica em isolamento.

O volante Andrey, que veio do Vasco, não foi relacionado para estrear.

OS CONVOCADOS
Goleiros: Marcão e Rafael William
Zagueiros: Guillermo de los Santos, Luciano Castán e Thalisson Gabriel
Laterais: Ângelo, Egídio, Guilherme Biro
Volantes: Bernardo, Gustavo Bochecha, Matheus Sales, Val e Willian Farías
Meias: Biel, Régis e Robinho
Pontas: Alef Manga, Igor Paixão, Nathan Fogaça e Vinícius
Centroavantes: Léo Gamalho e Luizão

CORITIBA x RIO BRANCO
Coritiba: Rafael William (Marcão); Val (Matheus Sales), Guillermo de los Santos, Luciano Castán (Thalisson Gabriel) e Egídio; Willian Farias e Matheus Sales (Val); Alef Manga, Regis (Robinho) e Igor Paixão; Léo Gamalho (Luizão). Técnico: Gustavo Morínigo
Rio Branco: Ravel; Yan Santos, Igor Morais, Alex Fraga e Andrezinho; Guilherme Lacerda e Duda; Lucas Sena, Pedro Oliveira e Guilherme Biteco; Petric. Técnico: Victor Annes
Árbitro: Amauri Carvalho Pahins
Local: Couto Pereira, quarta-feira às 19h30
TV: NSports, OneFootball e TV Coxa Prime