Andrey comemora gol pelo Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba enfrenta o Cruzeiro neste sábado (dia 11) às 16 horas na Vila Capanema, em Curitiba, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense é o penúltimo colocado (19º), com 26 pontos, e está praticamente rebaixado para a segunda divisão – precisa vencer todos os jogos restantes e torcer por uma combinação improvável de resultados. A equipe mineira também está na zona de rebaixamento (ZR), em 17º lugar, com 37 pontos.

O jogo terá transmissão pelo Premiere.

MATEMÁTICA
O Coritiba pode ter o rebaixamento matematicamente decretado já nesse fim de semana, caso seja derrotado e um desses concorrentes diretos vença na rodada: Vasco (recebe o América-MG, já rebaixado, no domingo, 12) ou Bahia (duela em casa contra o Athletico no domingo).

ESTÁDIO
O jogo será na Vila Capanema porque o Couto Pereira vai receber o show do grupo de rock Red Hot Chili Peppers na segunda-feira (dia 13).

FATOR CAMPO
O Coritiba e o Cruzeiro vivem a curiosa situação de somar mais pontos como visitante do que como mandante no Brasileirão 2023.

Coritiba
Campanha em casa:
12 pontos, 3 vitórias, 3 empates e 10 derrotas
Campanha fora de casa: 14 pontos, 4 vitórias, 2 empates e 11 derrotas

Cruzeiro
Campanha em casa: 17 pontos, 4 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
Campanha fora de casa: 20 pontos, 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas

ESCALAÇÃO
O Coritiba conta com a volta do volante Willian Farias, que cumpriu suspensão na vitória por 3 a 0 sobre o América-MG. Ele passa a disputar posição com Andrey, que teve bom desempenho em BH.

O técnico Thiago Kosloski, que volta a ficar no banco de reservas após suspensão, vem armando o time no esquema tático 4-1-4-1, com um volante (Willian Farias ou Andrey). A linha de quatro tem dois extremos (Marcelino Moreno pela esquerda e Robson pela direita) e dois jogadores centralizados (Sebá Gómez e Bruno Gomes) fazendo o trabalho de área a área.

BAIXAS
Seguem fora os zagueiros Kuscevic e Thiago Dombroski e o volante Samaris, todos em recuperação.

CRUZEIRO
O Cruzeiro segue sem contar com Ramiro. O técnico Zé Ricardo pode repetir a escalação da última rodada, mas deve fazer mudanças, colocando Rafael Elias e Lucas Oliveira.

CORITIBA x CRUZEIRO
Coritiba: Gabriel; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis; Andrey (Willian Farias); Bruno Gomes, Sebá Gómez, Robson e Marcelino Moreno; Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira (Neris), Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Rafael Elias. Técnico: Zé Ricardo
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Vila Capanema, em Curitiba, sábado às 16 horas
TV: Premiere