Boschilia (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba recebe o Vasco, nesta quinta-feira (dia 11) às 19 horas, no Couto Pereira, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo será transmitido pelo Premiere.

TURBULÊNCIA
O jogo ocorre em momento de forte turbulência no clube paranaense e no futebol brasileiro. Na segunda-feira, o clube comunicou a saída do head esportivo Lucas Drubscky. No dia seguinte, na terça-feira, o Coxa confirmou o acerto com a Treecorp para a Sociedade Anônima do Futebol, com investimento de R$ 1,3 bilhão em dez anos. Na quarta-feira, na véspera da partida, três jogadores do clube são citados em mensagens relacionados à investigação sobre manipulação de apostas: Alef Manga, Diego Porfírio e Jesús Trindade.

Porfírio deixou o clube em abril e acertou com o Guarani. Já Manga negou envolvimento no caso, por meio de nota enviada pelo seu advogado. Mesmo assim, foi afastado pelo clube. Trindade vinha começando no banco de reservas e também está afastado.

Além de todos os fatos fora de campo, o Coritiba ainda lida com a péssima fase no gramado. São dez jogos seguidos sem vencer. A última vitória foi em fevereiro – 3 a 0 sobre o Humaitá, pela Copa do Brasil.

ESCALAÇÃO
No Coritiba, a baixa principal é o zagueiro Kuscevic, que ficou fora do jogo contra o Bahia devido a lesão e ainda não se recuperou. Seguem fora o volante Júnior Urso, lesionado. O zagueiro Jean Pedroso está com a seleção brasileira sub-20 e também não joga.

Alef Manga vem jogando como centroavante. A vaga dele pode ficar com Robson, Zé Roberto e Cadorini. Outra opção é Rodrigo Pinho, que vinha atuando aberto na esquerda, jogar centralizado. Com isso, o espaço na esquerda pode ser ocupado por outro jogador (Robson, William Pottker ou Boschilia).

BOSCHILIA
Boschilia vem jogando como meia centralizado no Coritiba, mas viveu bons momentos na carreira atuando aberto, pelos lados do campo. A primeira boa fase ocorreu na temporada 2016/17, jogando como extremo pela esquerda (meia ofensivo pelo lado do campo), pelo Monaco, somou seis gols e duas assistências em 11 jogos (cinco como titular). Na temporada 2018/19, pelo Nantes, jogou na ponta-direita e somou quatro gols e quatro assistências em 29 jogos (14 como titular).

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Antonio Carlos Zago vem usando o esquema tático 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar. Ele vinha utilizando Rodrigo Pinho aberto na esquerda, com Alef Manga como centroavante e Kaio César na ponta-direita. Na defesa, o lateral-esquerdo Victor Luís vem jogando como zagueiro pelo lado esquerdo.

VASCO
Já o Vasco deve repetir a escalação. O time vive momento de instabilidade: só venceu um dos últimos sete jogos (foram três empates e três derrotas nesse período).

CORITIBA x VASCO
Coritiba: Gabriel; Henrique, Bruno Viana e Victor Luís; Natanael, Willian Farias, Bruno Gomes e Jamerson; Kaio César, Rodrigo Pinho (Robson ou Zé Roberto) e Boschilia (William Pottker). Técnico: Antonio Carlos Zago
Vasco: Léo Jardim; Pumita, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton; Rodrigo; Jair, Andrey, Gabriel Pec e Alex Teixeira; Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Local: Couto Pereira, quinta-feira às 19 horas
TV: Premiere