A Ilha de Phuket e a gastronomia das ilhas tailandesas…

21 setembro, 2015 às 11:34  |  por Elton Silveira

A Ilha de Phuket e a gastronomia das ilhas tailandesas…

1

 No Mar de Andamão encontra-se Phuket, ilha mais visitada pelos turistas e é  a entrada para se visitar o entorno das ilhas. As praias de Patong, Kata e Karon são as mais famosas de Phuket e também as mais agitadas, lá encontramos  hotéis, bares e discotecas, enquanto praias menos frequentadas, como Surin Beach e Nai Yang Beach, oferecem calma e tranquilidade.

Patong beach é a praia mais popular e urbanizada de Phuket, lá se concentram  boa parte dos hoteis e resorts, bem como a noite de Phuket acontece por lá.

2

Entre a vasta oferta hoteleira de Phuket, existem  boas opções como o Phuket Nai Yang Beach Resort, além de resorts cinco estrelas.

3

A hotelaria do arquipélago vai de simples pousadas a grandes resorts, estes para os que desejam conforto e não se incomodam em pagar por isso.

4

Sri Panwa Luxury Hotel Phuket

O Novotel Resort é uma boa opção de hospedagem, mas não está na orla, porém com vista para o mar.

5

Novotel Resort Phuket.

 

COMO CHEGAR A PHUKET…

Phuket está a 70 minutos de vôo da capital Bangcoc. Saindo DE Bangkok você pode voar Nok Air, Air Asia, Bangkok Airways entre outras.

6

Informações úteis:

Moeda
Bath

Idioma
O tailandês é o idioma oficial, mas o inglês é bem entendido no comércio.

Documentos
Passaporte com validade de seis meses para cidadãos brasileiros. Visto se a permanência no país for superior a 90 dias, caso contrário não é necessário.

Gastronomia das ilhas tailandesas…

7

Vasta em ingredientes e dinâmica, a cozinha Thai possui um excelente equilíbrio de sabores e aromas harmonizados através de técnicas apuradas, varia o apuro técnico com a simplicidade típica da Tailândia.

Pratos Típicos

8

A Tailândia é certamente um dos melhores países com opões de comida de rua, são inúmeros ambulantes, feiras gastronômicas populares e quiosques vendendo de tudo que o mar e a terra local oferecem. Seguem alguns pratos típicos:

Chu Chee Pla
Peixe assado no vapor envolto pela folha de bananeira, curry vermelho, leite de coco, arroz jasmin e o relish de pepino (uma mistura de pimentões, cebola, vinagre e mostarda com pepino).

9

Pad Thai
Talharim de arroz frito com camarões, amendoim, tamarindo, omelete, molho de peixe, talo de coentro, cebolinha, açúcar, e vegetais.

10

Pad Thai.

Tom Yum Kung
Sopa agripicante de camarão, coentro, erva-limão, limão kaffir, molho de peixe e chalota (bulbo semelhante à cebola)

11

Gaeng Kiew Warn Goong
Camarões com curry verde, folhas de lima, capim-limão, manjericão

12

Gai Phad Med Mamuang
Frango frito com castanha de caju ao molho de ostras

13

khao man kai

A versão tailandesa do arroz de frango Hainanese,  não é encontrado com frequência nos restaurantes tailandeses ocidentais. Este prato consiste em pedaços de frango macios e suculentos por cima do arroz de jasmim temperado com caldo de frango, servido com um molho de pimentão.

14

 

Nuea daet diao kaphrao thot

É frequentemente consumido com bebidas alcoólicas. Trata-se de carne seca, em seguida frita, misturada com manjericão frito crocante, e servida com um molho picante.

16

 

Doces

roti Kluai khai

Encontrado nas barracas de rua,  é um tipo de “panqueca” preenchida com banana e ovo (fritos no interior do roti). É frequentemente adoçado com leite condensado e açúcar, ou coberto com calda de chocolate.

17

Khanom tom

A massa é preparada com uma mistura aproximada de farinha de arroz glutinoso e água. A calda leva açúcar, leite de côco, e outros ingredientes. As bolas são fervidas e, em seguida, enroladas em côco ralado.  Esta sobremesa é tipicamente servida por vendedores de rua que preparam o prato na hora.

18

 

Bebidas…

Krating Daeng

A inspiração para o Red Bull.  É uma  bebida energética adocicada encontrada no sudeste da Ásia. Para os que querem energia para baladas eis a opção. Os ingredientes de bebida incluem água, açúcar de cana, cafeína, taurina, inositol, e vitaminas B.

19

Cha Yen

Conhecido como chá gelado Thai em Inglês, cha yen é um forte chá de Ceilão, misturado com uma infinidade de ingredientes, adoçado, derramado sobre pedras de gelo, e servido com leite.

20

 Cerveja Chang

A cerveja mais vendida da Tailândia. O volume de álcool da Chang é de 6% quando fabricada para consumo local e de 5% quando fabricada para exportação. Não é incomum ver esta cerveja sendo consumida a partir de garrafas de 640ml.

21


Temperos
Galanga
Raiz semelhante ao gengibre, utilizada em sopas e em pratos com curry. Também conhecida como gengibre tailandês.

22

Nam Pla
Molho de peixe fermentado, sabor que caracteriza a cozinha tailandesa, pois é usado na maioria dos pratos, substituindo o sal.

23

Nam Pla
Leite de Coco
Essencial em muitas receitas, principalmente as com curry.

Pasta e molho de tamarindo
Dá a acidez dos pratos.

 24

Onde comer…

A comida tailandesa é apreciada em todos os países tanto pela sua praticidade como pelo sabor, à base de vegetais, molhos e massas, com carnes diversas misturadas, ela pode ir do sofisticado ao trivial, o que a torna acessível a todos os paladares e bolsos.

Restaurantes

Sam’s Steakhouse, Phuket

25

La Gaetana, Phuket

Endereço: Amphoe, Talat Yai, Mueang Phuket District, Phuket 83000, Tailândia

Telefone: +66 76 250 523

Horário: · 18:00 – 22:00

26

Madame Restaurant, Phi Phi

Endereço: Ao Nang, Mueang Krabi District, Krabi, Tailândia

 27

Ruan Thai, Phi Phi

Ao Loh Ba-Kao, Ko Phi Phi Don, Thailand

28

Bares e Cafés

Aroy Kaffeine – É uma mistura de bar, cafeteria e restaurante, bem como é uma guest house.

29

Timber Hut, Phuket

Opening Hours: 18:00 – 02:00

Location: on Yaowarat Road, between Mae Luan and Dibuk Roads at the northern end of Phuket Old Town – Tel: 076 211 839

30

 Sanaeha, Phuket

Endereço: 83, 85, Yaowarat Road, Tambon Talat Yai, Amphoe Mueang Phuket, Phuket, 83000, 83000, Tailândia – Telefone: +66 76 218 515

31

Knock Out Bar, Phi Phi – atrás da outrigger phiphi Island village Ressort & spa, Ko Phi Phi Don, Thailand – Phone – 0872787901

32

Elton Silveira, M.Sc. – diretor B4 Travel – elton@b4travel.com.br

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>