MADRI: Os melhores museus e os que não devo perder…

21 outubro, 2016 às 19:29  |  por Elton Silveira

Neste post falaremos do principal museu de Madri e suas peculiaridades, no seguinte abordaremos o Reina Sofia e o Thissen-Bornemisza.

 1

 

Falar da Espanha e não falar de arte é quase impossível, este é o berço de grandes artistas, como: Velázquez(1599-1660), Pablo Picasso(1881-1973), Joan Miró(1893-1983) e Salvador Dalí(1904-1989) e, portanto, neste país encontram-se alguns dos principais museus do mundo.

Madri, por ser a capital do país, possui os 3 principais museus e mais visitados, dentre os quais O Museu do Prado, O Reina Sofia e o Thissen-Bornemisza que são famosos pela riqueza do acervo e por possuírem master pieces dos mais famosos artistas mundiais e com grande interesse.

MUSEU NACIONAL DO PRADO

2

Museu Nacional do Prado – Madri, Espanha.

Iniciamos com a famosa dica: NÃO PODE TIRAR FOTOGRAFIA. Não se constranja, na dúvida, pergunte a um dos seguranças do museu.

Particularmente coloco o Museu do Prado entre os 3 melhores do mundo para se visitar, muito embora seja o 11º. Em visitas no Mundo, mas, este é o meu favorito juntamente com o Louvre de Paris e o Metropolitan de NYC.

Sendo muito reducionista, obviamente, pois, Espaços como o Museu Britânico em Londres, o Palácio Dolmabahçe de Istambul, O Hermitage de São. Petersburgo e o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México, seriam alguns, fora da Espanha que trataremos mais tarde em outras publicações, dado suas grandiosidades e importância para a arte e turismo mundial.

O Prado é sem dúvida o museu mais imponente da Espanha, orgulho da nação, todo italiano tem um Fra. Angélico para lhe dar orgulho, assim como todo espanhol tem um Velázquez para se orgulhar.

3

Vênus ao espelho, por Diego Velázquez – 1647

 

No Prado podemos encontrar obras dos melhores artistas internacionais em todas as épocas, desde o medievo até o século XX, considerando que o Prado é para quem gosta das artes mais acadêmicas e clássicas.

4

O edifício do Museu Nacional do Prado foi desenhado pelo arquiteto Juan de Villanueva em 1785, como Gabinete de Ciências Naturais, por ordem de Carlos III.. O Museu abre suas portas ao público em 1819 tornando-se o principal museu da Espanha.

5

Desde sua fundação já foi acrescido ao Prado mais de duas mil e trezentas pinturas e grande quantidade de esculturas, estampas, desenhos e peças de artes decorativas por novas aquisições, em sua maioria doações, legados e compras.

As salas do Prado lhe darão vontade de sentar e ficar apreciando, são impressionantes as obras de Goya(1746-1828) que lá existem, bem como a força do pré renascentista Fra. Angélico, não dá para acreditar que você está em frente a uma obra com tal grau de importância para a história da arte.

6

Maja Desnuda e Maja Nua. Francisco Goya. Museu do Prado. 1800.

Em quantos museus do mundo você poderia apreciar obras da envergadura das abaixo (imagens retiradas do site oficial do MNP):

7

8

9

10

Que espetáculo, não? E como fazemos para chegar ao Museu? Segue abaixo o mapa:

11

São 18 minutos caminhando para quem está na Gran Vía, principal avenida de Madri. Caso queira ir de Metrô, a estação mais próxima é a de Atocha(600m do Prado), caso venha da Praça Espanha, a pé levará uns 30min. Mas pode pegar o metrô e descer na estação Atocha.

Veja no mapa que os 3 principais museus são muito próximos entre si, dá para percorrer a pé, e descendo na Atocha, a rota mais curta de visitação é: Reina Sofia, Prado e Thissen.

SERVIÇOS OFERECIDOS NO MUSEU.

Na entrada da Porta dos Jerônimos, o visitante encontrará diversos serviços, tais como: cafeteria, restaurante, loja, livraria, serviço para aluguel de áudio tours e um leque de opções de monitorias, conferências e muito mais.

12

ENDEREÇO E PREÇO

A entrada normal custa €15,00 por adulto. Crianças até 18 anos não pagam, e jovens com o passe jovem, também não pagam(18-25 anos). Idosos acima de 65 anos pagam metade – €7,50, porém há reajustes, deve consultar antes o valor do dia.

Outra dica é aproveitas os horários gratuitos, que são, de segunda a sábado das 18-20h e aos domingos e feriados das 17-20h.

Endereço: Calle Ruiz de Alarcón 23
Madrid 28014
Telefone: +34 913-302-800

Site: http://www.museodelprado.es

13

Não perca o próximo post que falaremos dos demais museus da cidade.

Elton Silveira. M.Sc. – diretor B4 Travel, agência de viagem em Curitiba.

www.b4travel.com.br

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>