LANÇAMENTO

Um Sonho Possível
Um Sonho Possível é o exemplo típico de filme que divide o público e a crítica especializada. Enquanto o espectador comum se encanta com a mensagem da produção, que é belíssima e, por si só, já vale o ingresso, por outro lado um olhar mais apurado certamente irá encontrar alguns defeitos, pequenos é bem verdade, mas suficientes para colocar em lados antagônicos crítico e espectador. O filme tem como mérito o fato de colocar alguns valores como a educação acima de qualquer coisa, o afeto de uma família e, principalmente, a oportunidade de desenvolvimento pessoal, fatores que sem dúvida são alguns dos maiores responsáveis por altos índices de criminalidade e desrespeito aos diretos humanos em todos os lugares. Ao resgatar uma vida das incertezas da falta de caminho e apresentá-la a diversas possibilidades de vida, a história de Um Sonho Possível fala por si só. Disponível em DVD.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Chico Xavier – O Filme
Cinebiografias ainda são um gênero relativamente pouco explorado no cinema nacional. Infelizmente, apesar dos avanços que a retomada do cinema brasileiro trouxe para a nossa cinematografia, apenas dois ou três títulos do gênero chegam, em forma ficcional, ao grande público a cada ano.
Chico Xavier – O Filme traz novamente ao gênero uma certa dose de qualidade, aliando um personagem carismático a uma direção segura e muita mais sugestiva do que indutiva para o espectador. Aliás, uma direção segura é a mais agradável surpresa que se pode constatar na produção conduzida por Daniel Filho. Uma belíssima reconstrução de época em uma história simples e tocante, propícia para agradar espectadores de todas as religiões. Disponível em DVD e Blu-ray.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

Ilha do Medo
Criar um clima de tensão iminente, apresentar uma série de pistas ao longo da trama, confrontá-las e subverter a expectativa a cada nova sequência são apenas alguns dos elementos muito bem trabalhados pelo diretor na produção. A soma de todos eles é a grande responsável pelo fato de sermos apresentados a uma história, que já conhecemos o provável final, e ainda assim somos arrebatados a ficar diante da tela até o último segundo para confirmar nossas suposições.
Numa filmografia tão rica, dizer que Ilha do Medo está entre os melhores trabalhos de Martin Scorsese talvez não seja um elogio demasiado. Sua proposta ousada funciona. Em Ilha do Medo o que mais importa não é o final em si, mas sim todo o caminho percorrido para se chegar até ele. Sem dúvida, um dos filmes mais relevantes de 2010. Disponível em DVD. 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Promoção

Quer ganhar um DVD do filme Up – Altas Aventuras? Para concorrer basta enviar um email com seu nome e endereço completos para [email protected]. O vencedor será anunciado na edição de 28 de julho. O brinde é um oferecimento do Portal de Cinema, Livrarias Curitiba e Jornal do Estado.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
por Wikerson Landim
[email protected]
www.portaldecinema.com.br