RAFAEL REIS
SÃO PAULO, SP – O título e dois gols. Cristiano Ronaldo tem objetivo duplo na decisão da Liga dos Campeões da Europa, contra o Atlético de Madri, neste sábado (24).
Além de conquistar o segundo título europeu de sua carreira, o melhor jogador do mundo pretende sair de Lisboa, cidade onde despontou para o futebol, à frente do seu arquirrival, Lionel Messi, na artilharia histórica da competição.
O português do Real Madrid acumula 66 gols no mais importante torneio interclubes do mundo, só um a menos argentino do Barcelona.
À frente da dupla que bipolariza as Bolas de Ouro da Fifa há seis temporadas existe apenas Raúl, ex-atacante do Real Madrid e antecessor de Cristiano Ronaldo, que balançou as redes 71 vezes.
“Será um jogo especial para mim. Vou jogar em casa. É minha primeira final [de Liga dos Campeões] com o Real Madrid, então será especial e contra um grande clube, o Atlético. Eles tiveram um ano maravilhoso”, disse o craque português à Uefa, a entidade que organiza a competição.
Apesar de ainda estar atrás de Messi na artilharia histórica, Cristiano Ronaldo já tirou do argentino o recorde de goleador do torneio em uma única edição.
O jogador do Real já marcou 16 gols na atual Liga dos Campeões -o atacante do Barcelona e e o ítalo-brasileiro José Altafini, o Mazzola, tinham 14 tentos em um único torneio.
Mas há dois feitos do argentino que o camisa 7 não poderá quebrar em Lisboa e terá de carregar para as próximas temporadas.
Cristiano Ronaldo será, a menos que uma catástrofe aconteça, artilheiro da competição pela terceira vez na carreira. Messi já levantou o prêmio de goleador quatro vezes.
Além disso, o argentino já faturou três títulos da Liga dos Campeões com a camisa do Barcelona (2006, 2009 e 2011). O português só se sagrou campeão em 2008, pelo Manchester United.
O jogador do Real Madrid ficou fora das duas últimas rodadas do Campeonato Espanhol devido a uma contusão muscular que, segundo ele, já está curada.