Acusada em ação do Ministério Público, de envolvimento no desvio de recursos do Estado gastos na promoção dos Jogos Mundiais da Natureza, durante o governo Jaime Lerner, a empresa Tucumann Engenharia, continua recebendo recursos da atual administração, em contratos com a Cohapar. Diário Oficial do último dia 30 de janeiro aponta que a empresa foi contratada por R$ 1.070.578,45 para serviços de pavimentação em obra na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo.


Ligações
Além da Tucumann, outro envolvido nos desvios, segundo a ação do MP, Eduardo Bazan Quezada, que na época dos Jogos da Natureza, trabalhava na Secretaria Estadual de Esporte e Turismo do governo Lerner, também continua mantendo estreitas relações com o Executivo estadual. A informação é que ele ocupa o cargo de diretor de obras da Cohapar, que aliás, contratou a Tucumann.


Posse
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Vidal Coelho empossou na quarta-feira o novo juiz substituto do TJ, Alexandre Della Coletta Scholz. O magistrado foi designado para atender a 26ª Seção Judiciária, com sede na comarca intermediária de Cornélio Procópio.


Na mira
O deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) propôs ontem um requerimento em que convida o secretário especial de Imprensa do governo Requião, Benedito Pires, a ir até à Casa para falar sobre os gastos com publicidade da atual administração. Rangel alega que Benedito é integrante da comissão da Secretaria da Comunicação responsável pelas licitações e contratações de agências de propaganda.


Dúvida
Segundo Rangel, algumas das agências contratadas pelo atual governo foram criadas dias depois do lançamento do edital de licitação. Ele pretende perguntar a Benedito Pires se ele tem conhecimento disso, e porque essas agências não foram desclassificadas.


Na Câmara
 A Câmara de Curitiba aprovou, em segundo turno, nesta quarta-feira, duas mensagens do prefeito Beto Richa. Uma delas para legitimar a operação de crédito da Prefeitura com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para implantação do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano. A outra, de anistia aos  débitos tributários de imóveis destinados à regularização fundiária, que serão integrados ao Programa Moro Aqui.


Na trave
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou novo recurso do deputado estadual Jocelito Canto (PTB), contra decisão anterior que determinava a cassação de seu mandato e perda dos direitos políticos por cinco anos. No processo, Jocelito é acusado de ter utilizado irregularmente os serviços de um policial militar lotado na Assembléia Legislativa, eu que trabalhou para o petebista como segurança particular quando ele era prefeito de Ponta Grossa.


Saída
Com a decisão, basta que o acórdão seja publicado para que a cassação de Jocelito seja efetivada. O deputado diz que ainda tem a possibilidade de novos recursos protelatórios, mas as chances de que eles revertam a sentença são praticamente nulas. Consciente da situação, Jocelito já tem uma saída alternativa. Deve lançar a filha, Mabel Cora, de 23 anos, candidata às próximas eleições.


Em alta
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa dois requerimentos voltados para a criação de dois novos partidos políticos. Atualmente, são 28 com estatutos registrados no TSE e o número pode subir para nada mais e nada menos que 30 legendas.


Em baixa
A audiência pública realizada na manhã de quarta-feira, na Assembléia, para prestação de contas do 4º trimestre de 2006 da área da saúde foi criticada pelos deputados da Oposição.
O secretário de Saúde, Cláudio Xavier, não apresentou nem mesmo planilhas