Em décadas de produção fonográfica, o Brasil mostrou ao mundo letras, ritmos e vozes inconfundíveis. Do samba ao rock, passando pelo forró e pela bossa nova, muitos cantores fizeram história e se tornaram ícones de gerações. Para homenagear esses grandes artistas, a Rolling Stone Brasil traz, em sua edição de aniversário, as 100 maiores vozes nacionais de todos os tempos, escolhidas por um time de especialistas. Com duas capas distintas e mesmo conteúdo, Tim Maia e Elis Regina foram eleitos os primeiros colocados no ranking e estampam a publicação de outubro.

Com uma voz tão marcante quanto sua personalidade, Tim Maia estourou nas paradas de sucesso no início da década de 70 e está no topo da lista. Durante toda a carreira, colecionou hits e deixou um importante legado para os sucessores. O timbre de Tim Maia era muito particular e muito pessoal. De grande extensão, ia do grave ao agudo e era marcante, com o sotaque da música brasileira. Você percebe samba, jovem guarda, forró, tudo fundido dentro dessa particularidade de black music, descreve Seu Jorge, que assina o texto sobre o cantor.

No segundo lugar da lista, Elis Regina cantava de tudo e para todos.  Considerada uma das maiores intérpretes brasileiras, se aventurou por muitos gêneros como a MPB, o samba e a bossa nova. Minha mãe, absurdamente inteligente que era, soube ser repórter do seu tempo, de forma sensível, criativa e corajosa, define a filha de Elis, a também cantora Maria Rita. A sua compreensão das letras permitia sua interpretação ímpar – e isso também se dá ao seu senso crítico. Ela tinha essa necessidade de cantar, de se entender cantora, de se fazer ouvir, de falar, afirma.

Além de Tim e Elis, figurões como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Raul Seixas e Clara Nunes aparecem entre os principais nomes da lista. O ranking também abre espaço para as novas apostas como Céu e Tulipa Ruiz.

A matéria, de 18 páginas, inclui ainda um box para relembrar os grupos que marcaram a história da música nacional e revela os escolhidos do público na eleição das 100 maiores vozes brasileiras.

Confira os 10 primeiros colocados da lista, e os respectivos autores de cada texto:

1.Tim Maia por Seu Jorge
2. Elis Regina por Maria Rita
3. Ney Matogrosso por Rita Lee
4. Wilson Simonal por Max de Castro
5. Maria Bethânia por Caetano Veloso
6. Roberto Carlos por Marcelo Jeneci
7. Gal Costa por Tulipa Ruiz
8. Caetano Veloso por Ney Matogrosso
9. Clara Nunes por Paulinho da Viola
10. Milton Nascimento por Samuel Rosa

A Rolling Stone Brasil de outubro traz uma entrevista exclusiva com o escritor Luís Fernando Verissimo. Aos 76 anos, o autor fala sobre sua paixão pela música, opina sobre comédia e futebol, e define sua geração como “especial”. A edição também bateu um papo com a banda Titãs, que volta aos palcos com a formação clássica para comemorar 30 anos de carreira. A revista destaca ainda o apresentador Marcelo Tas, o comediante Michael Palin e os atores Will Ferrell e Zach Galifianakis.