LUIZA WOLF
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A reportagem assistiu ao esperado “Batman vs Superman – A Origem da Justiça” na manhã desta terça (22) – o longa estreia nesta quinta (24) -, em sessão especial para jornalistas. Antes do filme, foi exibido um vídeo do diretor Zack Snyder pedindo para que os repórteres não revelassem a trama para, claro, não estragar a experiência de quem ainda não assistiu à obra.
É curioso, no entanto, que pouquíssimos detalhes do filme tenham ficado de fora do trailer – a própria equipe de Snyder revelou detalhes. Estão lá Batman e Superman (é claro), os vilões, a Mulher Maravilha e até o clímax da ação.
A trama é como uma continuação de “O Homem de Aço” (2013), também dirigido por Snyder, e faz uma ou outra referência à trilogia mais recente do Batman, comandada por Christopher Nolan, que tinha Christian Bale no papel do herói.
Agora, Bruce Wayne é interpretado por Ben Affleck. Assim como grande parte da população, o homem se preocupa com os grandes poderes de Superman (mais uma vez vivido por Henry Cavill), um alienígena que parece querer ajudar, mas acaba fazendo grandes estragos (e causando a morte de inocentes) ao enfrentar vilões e destruir cidades. O jornalista Clark Kent, identidade do herói alienígena, por sua vez, não concorda com a violência com que Batman combate bandidos.
Enquanto os protagonistas medem forças, entra em cena Lex Luthor (Jesse Eisenberg). Rico e prepotente, ele busca revelar os segredos dos kryptonianos, conterrâneos de Superman.
O filme ainda apresenta a Mulher Maravilha (Gal Gadot) e traz novamente Amy Adams e Diane Lane como Lois Lane e Martha Kent, respectivamente.
“Batman vs Superman – A Origem da Justiça”, como revela o subtítulo, é a preparação para uma aventura da Liga da Justiça, formada por heróis como Batman, Superman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Flash. É uma resposta – muito tardia – aos Vingadores da concorrente Marvel.
Porém, a equipe da Warner Bros., estúdio que detém os direitos sobre os personagens da DC Comics, precisa melhorar para alcançar Homem de Ferro e sua turma. “Batman vs Superman” falha em alguns pontos: tem, por exemplo, cenas que parecem soltas ou que são referências a quadrinhos (fica confuso para quem não acompanha as HQs).
O próximo passo do estúdio é lançar “Esquadrão Suicida”, previsto para agosto deste ano, que retrata uma equipe de vilões comandadas por Coringa (Jared Leto). Há ainda, em produção, “A Liga da Justiça – Parte 1”, previsto para 2017, e filmes individuais sobre a Mulher Maravilha (2017), Aquaman (2018) e Flash (2018).