O espetáculo Pequenas Punições Diárias, que a Trama Cia. de Dança apresenta neste final de semana em Curitiba, no palco do Teatro da Caixa, nasceu sob inspiração de uma criação homônima da artista plástica francesa Annette Mesager.
A obra  motivou imagens e suscitou lembranças de vivências nas sete bailarinas que fazem a performance. Ao se defrontar com a obra, contam, elas passaram a refletir sobre as pequenas punições que elas mesmas se impõem, enquanto mulheres jovens e urbanas.

De acordo com a diretora Joelma Barros, “é  a presentificação da ação-reação da juventude feminina urbana, diante dos códigos e padrões sociais que ditam regras e data de validade para o corpo, o movimento, a imagem e a personalidade”.
Qual o limite entre o prazer e a obrigação, por exemplo? Como a mulher deve lidar com a sua condição atual em relação aos padrões ideais? São indagações  deste tipo que estão por trás da criação do espetáculo. Dieta, cabelo, salto alto, TPM, chocolate, código de defesa do consumidor, prazo de validade, teste do INMETRO também são palavras, habitos e preocupações que fazem parte do cotidiano dessas mulheres de hoje, tão modernas, ativas e auto suficientes e que tantas vezes se entregam à consciências contraditórias.

Também são temas que estiveram muito presentes durante os ensaios para a criação deste trabalho da Trama Cia. de Dança. Nele, cada uma das bailarinas desenvolveu uma pesquisa de um padrão de movimento especificado “pelas ideias da decomposição das ações, de recortes, para depois serem unidos como na formação de um mosaico”.

Pequenas Punições Diárias é o espetáculo de estreia do grupo, que nasceu em Belo Horizonte, em março de 2007. A Trama é mais uma companhia que comprova a tendência de vanguarda da capital mineira na área da dança. Célia Tadeu, Talita Souza, Raiza Amaral da Costa, Luciana Damasceno, Bárbara Pessali, Joana Ladeira e Carolina Vieira entram em cena, com iluminação de Ricardo Cavalcanti Gomes, trilha original de Cristian Tunes.

Serviço
O que:  Pequenas Punições Diárias
Onde:  Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Edifício Sede II)
Quando: 6 a 8/03/2009
Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h 
Quanto: R$10 e R$ 5 (clientes, idosos e estudantes)
Informações: (41)
 2118-5111 .