Se você é fã de Tim Burton desde os tempos de Os Fantasmas Se Divertem, vai adorar O Lar das Crianças Peculiares, novo filme do diretor que estreia hoje. Isso porque a aventura, inspirada no livro O Orfanato da Sra. Peregrine Para Crianças Peculiares de Ransom Riggs, traz de volta os melhores traços da obra do cineasta, que andavam um pouco apagados desde que o ultra-colorido Alice no País das Maravilhas (2010), que  marcou sua entrada no mundo do CGI (imagens geradas por computador). O filme é uma volta ao Tim Burton menos tecnológico, mas nem por isso menos genial.

Em O Lar das Crianças Peculiares, um garoto (Asa Butterfield) visita o antigo orfanato onde seu avô dizia morarem crianças com poderes extraordinários. O lugar está destruído, mas ele logo descobre que seus habitantes estão vivos, vivendo num único dia ensolarado em 1943 que se repete infinitamente graças ao poder da Senhora Peregrine (Eva Green).

O filme acompanha as aventuras desse grupo e explora cada peculiaridade. Tem uma garota é tão leve que precisa usar botas de chumbo para não voar; outro pode dar vida a criaturas inanimadas. De outros filmes, Burton resgata o clima sombrio, os personagens monstruosos, o conflito entre fantasia e realidade e até suas origens no stop-motion, com duas cenas que vão arrancar gritinhos dos fãs das antigas. Quanto aos efeitos digitais, mesmo com toda a magia eles não se sobressaem, permitindo que o filme tenha o visual retrô de que necessita.

O elenco é um ponto forte também, incluindo os veteranos Eva Green, Samuel L. Jackson, Judi Dench, Allison Janney e o ator mirim Asa Butterfield, que chegou a quase interpretar o novo Homem-Aranha da Marvel.

No início, o longa lembra muito o estilo de outras obras de Burton, como a sombriedade de Edward Mãos De Tesoura, aliada ao humor debochado de Os Fantasmas Se Divertem e o toque de heroísmo e fantasia de Peixe Grande E Suas Histórias Maravilhosas.

O Lar Das Crianças Peculiares talvez não faça jus ao livro – mas quase nenhuma adaptação faz – entretanto consegue resgatar um espírito de aventura e camaradagem da década de 80, como Os Goonies e De Volta Para O Futuro, além de se colocar como X-Men mirim muito mais lúdico e atrativo.

O filme é a adaptação do livre homônimo de Ransom Riggs lançado em 2011, e faz parte de uma trilogia. Se vão adaptar todos os livros para o cinema, vai depender do sucesso de bilheteria, mas diria que é muito difícil contarem com Tim Burton para isso, já que ele não possui continuações em sua carreira. O projeto ainda conta com Samuel L. Jackson como o vilão da história, e Eva Green como Miss Peregrine.


CURIOSIDADES DO FILME

– É a segunda vez em que Eva Green e Tim Burton trabalham juntos, sendo a primeira em Sombras da Noite (2012).
– No livro Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children, que serviu como base para esta versão cinematográfica, o personagem Dr. Golan é um homem. Já no longa-metragem, quem interpreta a figura é a atriz Allison Janney.
– O próprio diretor descreveu a Miss Peregrine (Eva) como “uma Mary Poppins assustadora”. Ou seja, o papel promete!
– No livro, a habilidade especial da jovem Emma (Ella Purnell) é o fogo. Já no filme, a menina tem o poder do ar.
– Boa parte do filme foi rodada em Blackpool, cidade litorânea da Inglaterra.
– Pode ser difícil de acreditar, mas, desta vez, o cineasta optou por usar o mínimo possível de tecnologia.