Ridley Scott fez Alien – O Oitavo Passageiro (1979), lançado dois anos depois de Star Wars: Uma Nova Esperança (1977). Nos dois casos, houve filmes subsequentes sob o comando de diretores diferentes. Não é de hoje, Scott fez com Alien o que George Lucas havia feito com sua saga intergaláctica: contar as origens. Lucas soltou três filmes que narram os primórdios de Anakin Slywalker até o momento em que ele se torna Darth Vader (esse spoiler prescreveu). Scott já havia comandado Prometheus (2012), que se passa muito antes do longa-metragem original. Contudo, pouca gente entendeu. A compreensão melhora com o lançamento de Alien: Covenant, que estreia nesta quinta-feira (11/5) em Curitiba.

A motivação para Scott voltar às origens de Alien é que, para ele, os filmes posteriores ao longa de 1979 não responderam a uma questão básica: de onde vieram esses monstros? De fato, não há referências sólidas a isso em Aliens, o Resgate (James Cameron, 1986), Alien 3 (David Fincher, 1992) e Alien – Ressurreição (Jean-Pierre Jeunet, 1997).

Alien: Covenant se passa dez anos depois de Prometheus. No ano de 2104, a nave colonizadora Conevant, com 2 mil pessoas a bordo, tem o objetivo de chegar ao planeta Origae-6. Mas um acidente cósmico muda as coisas. O androide Walter (Michael Fassbender), responsável pela nave, precisa forçosamente acordar a tripulação, que está em hibernação. As coisas pioram porque o capitão Daniels (James Franco) morre no processo. Oram (Billy Crudup) assume o comando e toma uma decisão que se mostra errada: após seguir um sinal de um corpo celeste próximo, ele e vários tripulantes abordam um planeta desconhecido e saem da nave para explorá-lo. Quem está nele? Uns tais monstros cheios de dentes e tentáculos… Quem encampa a linha de defesa? Daniels (Katherine Waterston), mulher do capitão morto, uma versão de Ripley, personagem de Sigourney Weaver nos filmes antigos.

Alien: Covenant tem a função de ligar Prometheus à série original. Para completar a missão, Ridley Scott planeja mais dois filmes. É esperar para ver.