Após passar por Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro e Porto Alegre chega a Curitiba a montagem Corra como um coelho do grupo paulista Cia. Dos Outros. Contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro /Funarte de circulação a peça também integrou um dos mais importantes festivais de teatro do país: o Festival Internacional de São José do Rio Preto (FIT). A montagem que estreou no SESC Avenida Paulista, São Paulo, em outubro do ano passado, participou de festivais no interior de São Paulo e agora desembarca na capital paranaense para as únicas apresentações nos dias 6, 7 e 8 de agosto no Teatro HSBC.

A criação coletiva recebeu orientação de Antônio Araújo (Teatro da Vertigem) e José Fernando Azevedo (Teatro de Narradores), importantes nomes de cena teatral do Brasil. A montagem partiu de uma série de referências para abordar o absurdo das relações cotidianas: dos contos de Dorothy Parker e livros de Lewis Carrol; dos filmes de David Lynch às gags do cinema mudo; passando pelas músicas da década de 70, os comerciais de TV e as imagens de Norman Rockwel.

A sobreposição de tantas referências não acontece por acaso. A idéia é criar uma síntese deste mundo de pastiches e clichês em que estamos mergulhados. O público se diverte ao acompanhar as situações ridículas em que as personagens se colocam, comenta Tomás Decina, integrante e fundador da companhia que se apresenta pela primeira vez em Curitiba. E conclui: O processo revelou o humor e ironia da paródia como potentes ferramentas, capazes inclusive de questionar a condição do artista e da própria arte.

Além de submeter o trabalho a diferentes públicos, o projeto propõe o contato com outros grupos e artistas das diferentes regiões. Curitiba encerra a primeira turnê da Cia. dos Outros e de acordo com Tomás foi escolhida por, além de fazer parte da história dos integrantes do grupo, a cidade ser considerada como referência na pesquisa teatral do país. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41)3315-0040 / 3777-6528 (Teatro HSBC) e nos sites: www.ciados
outros.blogspot.com, www.teatrohsbc.com.br, www.companhiatransitoria.
blogspot.com

Num antiquado salão entulhado de objetos obsoletos, entre papéis de parede, poltronas empoeiradas e bichos empalhados, três personagens fazem passagens absurdas, proclamam discursos duvidosos e provocam acidentes! Uma dondoca pós-moderna com tendências suicidas, um estrangeiro ingênuo, porém perigoso e um discreto rapaz com botas de montaria… Figuras pitorescas que habitam um cenário e fazem de tudo para manter as aparências daquilo que é revelado pela boca de cena. Perdidos num jogo entre o que é falso e o que é real, seus depoimentos tragicômicos promovem um mergulho no ridículo de suas existências. O esforço constante em sustentar a ilusão faz com que cheguem a situações patéticas, capazes, porém, de questionar a condição do artista do espectador e da própria arte. E se a cidade não dorme, o tempo voa e a vida continua, em Corra Como um Coelho a ordem não poderia ser diferente: O show não pode parar!

Carolina Bianchi, Tomás Decina, Pedro Cameron e Fernanda Camargo formaram em 2006 a Cia. dos Outros nos cursos de artes cênicas da USP – EAD, Escola de Artes Dramáticas e CAC (Comunicação- Artes Cênicas, a graduação em direção teatral da Escola de Comunicação e Artes da USP). O primeiro espetáculo, Holocausto, foi apresentado nos festivais de Santiago de Compostela (Espanha), Riocenacontemporanea (RJ) e Mostra experimentos TUSP (SP).

 

Serviço
O quê: Corra Como Um Coelho. Cia. dos Outros
Aonde: Teatro HSBC – Palácio Avenida (Av. Luiz Xavier 11, Rua das Flores)
Quando: 6, 7 e 8 de agosto (6ª feira, sábado e domingo).
Horário: 21h
Quanto: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Duração: 60 minutos.
Idade recomendada: maiores de 14 anos.
Corra como um coelho
Assessoria de Imprensa
Thiago Inácio
Transitória Produções