Uma empresa americana de biotecnologia colocou à venda o que diz serem os primeiros gatos anti-alérgicos do mundo. A empresa Allerca disse ter conseguido desenvolver os gatos eliminando um certo tipo de proteína que provoca reações alérgicas.
Os gatos não devem provocar olhos vermelhos, espirros ou mesmo crises de asma que acometem as pessoas alérgicas, exceto nos casos mais graves. Apesar do alto custo — quase US$ 4 mil (cerca de R$ 8,8 mil) cada gato —, já há uma longa lista de espera para comprar os bichanos.

A Allerca começou a receber os pedidos pelos gatos anti-alérgicos há dois anos, até encontrar aqueles que não tinha a proteína. Os gatos que não possuíam a proteína foram então usados para procriar e gerar os novos gatos anti-alérgicos. O porta-voz da empresa, Steve May, disse à BBC que o método de desenvolvimento dos gatos anti-alérgicos é natural, apesar de consumir muito tempo.
“Esta é uma divergência genética natural dentro do DNA dos gatos — um entre cada 50 mil gatos possui essa divergência. Os gatos com essa divergência foram encontrados e procriaram, então não há modificação genética”, disse May.