Afeganistão — Quatro fuzileiros navais norte-americanos foram mortos no Afeganistão ontem, quando uma bomba colocada à beira de uma estrada explodiu e atingiu o veículo no qual eles viajavam no oeste do Afeganistão, levando o número de mortes de soldados ocidentais no país a um ritmo que poderá tornar agosto um dos mais sangrentos meses da guerra. Também nesta quinta-feira, as autoridades afegãs informaram que dez civis afegãos foram mortos em incidentes separados na quarta-feira.

Gasoduto
Rússia — Os primeiros-ministros da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, assinaram ontem protocolos de cooperação na exploração de campos de gás e petróleo, inclusive um acordo para dar início às obras de um gasoduto que passará por águas territoriais turcas no Mar Negro. A expectativa da Rússia é de que o duto ajude a manter seu domínio sobre a distribuição de gás para os países da União Europeia (UE).

Apoio
Estados Unidos — A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, prometeu ontem “expandir e prolongar” o apoio de Washington ao frágil governo interino da Somália e a sua luta contra radicais islâmicos supostamente vinculado à rede extremista Al-Qaeda. A chanceler americana acusou os extremistas de tentarem transformar a Somália em uma “base para o terrorismo internacional”.